Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Área do Centro Tecnológico, em Barreira, poderá receber atividades acadêmicas da Unilab

Por Assecom
Data de publicação  14/04/2016, 11:38
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Reunião do reitor Tomaz Aroldo Santos com secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda e prefeito de Barreira (Foto: Chico Gomes)
Foto: Chico Gomes

O reitor da Unilab, Tomaz Aroldo Santos, e o prefeito do município de Barreira, Antônio Peixoto, reuniram-se na manhã do último dia 06 com o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda. O encontro ocorreu na sede da pasta estadual e tratou da possibilidade de um acordo de cooperação entre a Unilab, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Prefeitura de Barreira. O objetivo é a realização de atividades da universidade no espaço onde hoje funciona o Centro Vocacional Tecnológico do Instituto Centec, em Barreira, localizado na região do Maciço de Baturité. A área de 104 hectares é conhecida como Campo das Sementes.

Durante a reunião, o secretário Inácio Arruda disse que a ideia de fazer um acordo de cooperação com a Unilab era “muito bem-vinda”. Afirmou que, por parte da Secretaria, não há nenhuma dificuldade em compartilhar o equipamento.

O reitor Tomaz Aroldo explicou que a Unilab não deve expandir-se de forma aleatória, mas de acordo com as necessidades e as iniciativas estratégicas que estejam sendo desenvolvidas no Ceará e na Bahia, bom como nos países parceiros. Embora a parceria ainda não esteja oficializada, a discussão conjunta aponta para perspectivas de cooperação.

Na ocasião, o reitor também manifestou ao secretário Inácio Arruda a importância de que seja viabilizado, juntamente com outras secretarias e as prefeituras da região, um plano diretor para Redenção, Acarape e para outros municípios do Maciço de Baturité. Ele salientou o impacto gerado nas cidades pelo número expressivo de estudantes, professores, servidores e visitantes e que, com isso, os municípios precisam avançar em infraestrutura, o que envolve creches, escolas, hotéis, moradias, hospitais. O reitor sinalizou que a Unilab poderá contribuir com este plano diretor.

Participaram também da reunião o secretário de Indústria e Comércio de Barreira, José Joaquim de Freitas; o chefe de Gabinete da prefeitura de Barreira, Pedro Paulo Maia Monteiro; a coordenadora de Ensino Profissional da Secitece, Neyla Menezes; o coordenador de Ensino superior, B.C. Neto; além de Edilson Fialho e Thallis Cantizani, representando o gabinete do deputado federal Chico Lopes.

Com informações da Secitece

Categorias