Unilab realiza colação de grau de nova turma do Campus dos Malês (BA), nesta sexta (18)
Nesta sexta-feira (18), a Unilab realizará a solenidade de colação de grau do curso de Bacharelado em Humanidades, do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. Entre estudantes brasileiros e de outros países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cerca de 68 alunos vivenciarão a formatura da segunda turma do curso no campus.
O evento será realizado nos Campus dos Malês, a partir das 18h30, e contará com a presença da comunidade acadêmica e familiares, bem como do prefeito e vice-prefeito de São Francisco do Conde, presidente da Câmara Municipal local e outras autoridades do município e do estado da Bahia. Na ocasião, o patrono da turma será o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Esta será a segunda vez que Lula fará uma visita a São Francisco do Conde. A primeira foi em maio de 2014, quando o ex-presidente participou do ato de inauguração do Campus dos Malês.
“A Unilab faz parte de um processo de interiorização das universidades, mas também de internacionalização, e a presença do ex-presidente reforça a importância da integração proposta pela Unilab”, destaca a diretora do campus em exercício, Fábia Ribeiro, que concentra os esforços nos preparativos para a cerimônia. “É um momento único para os alunos, que passam para uma nova etapa de suas vidas. Muitos deles são os primeiros de suas famílias a terem um curso superior. É um processo de avanço da população sobretudo negra e de origem humilde”, conclui Fábia Ribeiro.
Esse é o caso da estudante Locarine Udulciene, presidente da comissão de formatura e natural de Guiné-Bissau. “Sou a primeira pessoa da minha família a ter um curso superior. É uma expectativa muito grande e estou muito feliz com essa mistura de culturas e com o que aprendemos dentro e fora das salas de aula”, afirmou Locarine, que está há pouco mais de dois anos no Brasil e pretende cursar Licenciatura em História, também na Unilab, como uma das terminalidades do Bacharelado em Humanidades.
Durante a cerimônia, os estudantes prestarão homenagens a servidores e colaboradores da Unilab. Para encerrar a programação, uma apresentação musical local promete representar a mistura de culturas e ritmos dos países de origem dos estudantes.