Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros começa hoje (20) com parceria da Unilab

Por Assecom
Data de publicação  20/09/2017, 10:19
Postagem Atualizada há 8 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Tem início hoje (20) a sexta edição do Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (CBPN), desta vez realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. O evento acontece a cada dois anos, em cidades e universidades diferentes e, pela segunda vez, tem a participação da Unilab como instituto parceiro.

Entre monitores, ouvintes e participantes com apresentação de trabalhos, 33 estudantes da Unilab representarão a universidade ao longo de três dias de evento. O VI CBPN tem o objetivo de contribuir para a retirada da população negra das regiões de invisibilidade no sul da Bahia, fomentando atividades que descortinem e problematizem suas histórias, memórias, culturas, artes, saberes e reivindicações.

“Nestas regiões, as populações negras se confundem com as populações indígenas e ambas compartilham os piores índices sociais. Os entraves advindos do pós-abolição no Brasil para a conquista da cidadania, tais como o acesso à educação, moradia, saúde, terra, trabalho, bem-estar social, se confirmam na Bahia”, justifica a organização do evento. Diante disso, a proposta é promover diálogos entre universidade e sociedade, buscando melhor compreender as condições em que vive a população negra-mestiça, com base nos relatos, experiências dos sujeitos e pesquisa-ação.

O congresso é promovido pela Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB), pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB), pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSB, pelo Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (Pós-Afro/UFBA) e, por fim, pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (ODEERE/UESB).

Fazem parte da Comissão Organizadora os professores da Unilab Bas’ilele Malomalo, Eduardo Antônio Estevam Santos e Fábia Barbosa Ribeiro, esta diretora do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. Além destes, integram o Comitê Científico os professores da Unilab Juliana Barreto Farias e Márcio André de Oliveira Santos.

A participação da Unilab chega aos Grupos de Trabalhos (GTs), com a presença da professora Juliana Farias entre as coordenadoras do GT “Interseccionalidades de raça, gênero e classe”. O grupo visa à criação de um espaço de reflexão em torno de trabalhos que discutam gênero, discurso feminista, raca e etnicidade, e suas influências na configuração dos padrões de participação dos sujeitos na sociedade.

Clique aqui para conferir a programação completa. Para outras informações sobre o VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, acesso o site do evento.

Categorias