Inscrições prorrogadas até terça (20) do projeto “A preservação dos Monumentos Negros”, na Bahia
As inscrições para participar do projeto de extensão “A preservação dos Monumentos Negros: A política em torno do patrimônio cultural afro-brasileiro”, foram prorrogadas até próxima terça-feira (20). A atividade será ministrada no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Formulário Eletrônico para concorrer a vaga.
O curso envolve atividades práticas regulares de capoeira angola associadas a vivências de samba de roda. O aprofundamento prático nestas manifestações culturais será relacionado a uma reflexão crítica acerca da patrimonialização da cultura afro-brasileira. As atividades pedagógicas de caráter prático se encontram imbricadas em análises teóricas acerca dos processos que envolvem o reconhecimento de símbolos culturais afro-brasileiros, aqui denominados Monumentos Negros, como parte do patrimônio cultural nacional e internacional. Com este intuito será analisado o aparato institucional ligado à promoção dos direitos culturais, especificamente no que se refere ao direito de acesso ao patrimônio cultural afro-brasileiro. A educação patrimonial será também um dos temas centrais a serem abordados nas atividades de extensão.
A atividade está sendo coordenada pelo professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Bruno Amaral Andrade que ressalta que não há necessidade de experiência prévia com a capoeira para participar das atividades práticas. Os encontros regulares se darão nas quartas-feiras, no horário das 15h às 17h, a partir das da próxima quarta-feira (21).
Após as inscrições, a confirmação da inscrição serão encaminhadas informações adicionais e textos associados às reflexões propostas. Outras informações pelo email do projeto monumentosnegros@gmail.com ou diretamente pelo email do coordenador (brunoandrade@unilab.edu.br).