Bacharelado em Antropologia
Objetivo do Curso
O Curso de Bacharelado em Antropologia objetiva formar quadros profissionais habilitados ao exercício da pesquisa dentro dos parâmetros científicos e éticos do campo antropológico. Em consonância com essa perspectiva, nosso curso tem fomentando uma produção de conhecimento alicerçada na pluralidade de saberes advindos de sujeitos oriundos do contexto nacional e internacional, em consonância com o Parecer CNE/CES n. 492/2001.
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Denominação do Curso: Bacharelado em Antropologia
Duração do Curso: Entrada BHU três anos/Entrada direta (SISU, SISURE e demais editais) quatro anos
Regime Letivo: Semestral
Turnos de Oferta: Noturno
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 2.460 horas
Título Acadêmico: Bacharel em Antropologia
O antropólogo é o profissional habilitado a trabalhar nas várias instituições públicas ou privadas, cuja função exija conhecimentos teóricos e metodológicos específicos da antropologia. Estes conhecimentos dizem respeito à compreensão da diversidade cultural dos grupos humanos a partir de suas manifestações locais. Assim, o Bacharel em Antropologia é o profissional cujas habilidades são a investigação das realidades sociais, planejamento, condução e avaliação de políticas públicas e projetos que digam respeito ao respeito e preservação das diversidades culturais, tendo como referência o Parecer CNE/CES n. 492/2001.
Desta forma, delineia-se o perfil do egresso do bacharel em antropologia enquanto profissional, cujas habilidades são:
- compreender teoricamente a diversidade das sociedades humanas manifesta em nível local;
- planejar, conduzir, realizar e avaliar pesquisas que digam respeito às políticas públicas de preservação e garantia de direitos da diversidade dos grupos sociais;
- subsidiar organizações públicas e privadas através de laudos, diagnósticos, relatórios e outros documentos que respondam a demandas de grupos sociais;
- atuar em instituições públicas e privadas, como museus, institutos de pesquisa e similares, que atuem na criação e preservação de acervos vinculados à memória e produção cultural de grupos sociais;
- Ingressar na Pós-Graduação, a partir da qualificação obtida no Bacharelado, e com isso, aprimorar e enriquecer a produção teórica da antropologia e das Ciências Sociais e Humanas brasileiras e africanas.
O profissional da Antropologia egresso do curso, terá competências e habilidades para atuar em instituições de ensino, de pesquisa (institutos, ONGs), em órgãos públicos, bem como em instituições de assessoria e consultoria a órgãos de gestão e promoção de políticas públicas como consta no Parecer CNE/CES 492/2001 e RESOLUÇÃO CNE/CES 17, DE 13 DE MARÇO DE 2002. Além disso, terá como competências o domínio teórico e metodológico para colaborar na formulação de laudos antropológicos e ou sócio ambientais, quando solicitados. Poderá atuar no setor público e/ou privado, sempre que as demandas forem de cunho antropológico ou com interesses relativos à vasta área de atuação da antropologia (cultura, identidade, memória, povos tradicionais, patrimônio, meio ambiente, dentre outras)
1º SEMESTRE
Introdução à Antropologia (60 h/a)
Ementa: A formação disciplinar da Antropologia. Conceito de Cultura e o debate acerca do relativismo cultural, diversidade e etnocentrismo a partir da Antropologia. Metodologia de pesquisa em Antropologia: trabalho de campo.
Leitura e Produção de Texto 1 (60h/a)
Ementa: Reflexões sobre as noções de língua, variação linguística e preconceito linguístico. A universidade como esfera da atividade humana. Leitura na esfera acadêmica: estratégias de leitura. Gêneros acadêmicos (leitura e escrita na perspectiva da metodologia científica e da análise de gêneros): esquema, fichamento, resenha, resumo (síntese por extenso), memorial e seminário. Normas da ABNT.
Inserção à Vida Universitária (15h/a)
Ementa: A Unilab: criação, diretrizes, estrutura e funcionamento. O regime letivo e o
regramento sobre avaliação e controle de frequência. Direitos e deveres do estudante de
graduação. Elementos fundamentais do projeto pedagógico curricular do curso e seu
fluxograma.
Iniciação ao Pensamento Científico: Problematizações Epistemológicas (45h/a)
Ementa: A especificidade do conhecimento científico. Introdução ao pensamento históricofilosófico relacionado à ciência. Origens do conhecimento, epistemologia e paradigmas científicos. A barreira científica e a representação do outro. O silenciamento da história e do protagonismo do Outro: bárbaros, asiáticos, africanos, americanos. Subaltern Studies. Novas episteme da ciência: visibilidade, problematização e conceitualização em pesquisas interdisciplinares. Do lusotropicalismo à lusofonia.
Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos (60h/a)
Ementa: Temporalidades do processo colonial nos países de língua portuguesa (práticas, trocas e conflitos culturais – ocupações e resistências). Movimento Pan-africanista, Negritude; Relações étnico-raciais e racismo; Movimento Negro e Indígena no Brasil e as políticas de ação afirmativa. Gênero, sexualidade. Movimentos Feministas e LGBTT. Tolerância religiosa. Direitos Humanos. Diferenças e Desigualdades. Cultura afro-brasileira.
Patrimônio Cultural (60h/a)
Ementa: Patrimônio e antropologia. Patrimônio como campo social e categoria do pensamento. Patrimônio e nação. Políticas patrimoniais e patrimonialização da cultura. Patrimônio imaterial, registros, inventários e planos de salvaguarda. Tesouros Vivos da Cultura. Estudos de caso nos países da integração (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste) e Brasil (Maciço de Baturité).
2º Semestre
Teoria Antropológica I (60h/a)
Ementa: Manifestações teóricas na formação de conhecimento antropológico “clássico”– século XIX ao início do século XX: evolucionismo (Morgan, Tylor, Frazer), sociologia compreensiva (Simmel e Weber), americana (Boas e Rivers), escolas francesa (Durkheim, Mauss, e outros) e britânica (Malinowski, Radcliffe-Brown). Leituras de etnografias clássicas.
Teoria da Diáspora (60 h/a)
Ementa: Estudo das teorias clássicas da diáspora africana. Estudo do pensamento sócioantropológico negro em suas diferentes concepções e entendimento sobre a presença negra na diáspora. Compreensão dos contextos históricos que impulsionaram o surgimento do pensamento afrocêntrico na diáspora.
Estudos de África Pré-Colonial (60 h/a)
Ementa: Abordar as civilizações africanas pré-coloniais antes da influência estrangeira; Teorias, metodologias e fontes.
Antropologia das Populações Afro-Brasileiras (60 h/a)
Ementa: Apresentar a constituição do campo formativo da temática no Brasil no século XX. Revisitar obras e conceitos fundantes do campo disciplinar do período em foco. Explicitar os debates teóricos e políticos pertinentes ao tema.
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades (60h/a)
Ementa: Fundamentos epistemológicos da interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade em relação à multidisciplinaridade e à transdisciplinaridade. Transversalidade na produção do conhecimento. Paradigmas científicos. Planejamento de Pesquisa: Projetos e Delineamento de pesquisa. Abordagens metodológicas de base quantitativa, qualitativa, mista e participativa. Métodos e técnicas de pesquisa em humanidades. Ética em pesquisa nas ciências humanas. Pesquisa como compromisso social e ético-político.
3º Semestre
Teoria Antropológica II (60 h/a)
Ementa: Desdobramentos teóricos da antropologia na primeira metade do sec. XX: padrões de cultura e personalidade; conflito e mudança estrutural; estruturalismo. Estrutura e história. Leituras de etnografias de meados do séc. XX, que acompanharam os desdobramentos teóricos da disciplina
Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (60 h/a)
Ementa: Modernidade e contra-modernidade. Do colonial ao pós-colonial: colonialismo, imperialismo e eurocentrismo. Fanon, Said, Homi Bhabha. Hibridismo e mimese. Diferença e identidade na perspectiva pós-colonial. Decolonialidade e descolonização.
Estudos de África Colonial (60 h/a)
Ementa: Abordar os processos de ocupação e expansão europeia em contato com as sociedades africanas. Influências estrangeiras no continente. Temporalidades dos processos e estratégias de dominação. Resistências e política local, regional, transnacional.
Antropologia das Populações Indígenas (60 h/a)
Ementa: Estudo das teorias que marcaram o desenvolvimento do pensamento antropológico sobre a presença indígena na América Latina, a partir de abordagens que contemple as várias perspectivas da etnologia das populações indígenas. Enfoca os principais debates contemporâneos sobre a questão indígena no Brasil e região Nordeste em diálogo com outras áreas do conhecimento como a história, filosofia, bioética e o direito. Principais temas: desconstrução de estereótipos; pluralidade histórica; etnologia indígena; movimento indígena e indigenismo; direitos indígenas e Estados nacional e plurinacional.
Antropologia das Populações Tradicionais e Ecologia Política (60 h/a)
Ementa: Estudo das populações tradicionais e suas relações identitárias, territoriais, políticas, econômicas e epistêmicas com a Natureza, enfocando o fazer antropológico neste campo. Discutirá as teorias hegemônicas sobre desenvolvimento e meio ambiente e contrahegemônicas que problematizam as noções de desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e projetos de modernização, natureza versus cultura, a partir das perspectivas críticas da Colonialidade da Natureza, da Ecologia Política e do “Bem Viver”, esta última tradução das expressões Kechwa “Sumak Kawsay” e Aymara “Suma Qamaña”.
4 º Semestre
Teoria Antropológica III (60 h/a)
Ementa: Temas e abordagens centrais em estudos contemporâneos, que se desenvolveram a partir das décadas de 1950/1960 até momentos mais atuais: sistemas simbólicos, ritos de passagem e dramas sociais; antropologia interpretativa, sociabilidade e interação social, hierarquia e individualismo, sistemas globais e fluxos; debates em torno dos conceitos de sociedade e cultura. Leituras da antropologia contemporânea que apontam os diversos estilos de produção e reflexão etnográficas.
Política, Poder, Estados Nacionais e Transnacionais(60 h/a)
Ementa: Política e poder como conceitos antropológicos. Sistemas políticos. Relações de poder e estruturas de dominação. Processos de Formação dos Estados-Nacionais (Estados multiculturais e pluranacionais na América Latina e África). Estados coloniais e efeitos para organizações políticas contemporâneas. O desenvolvimento à luz da teoria antropológica. Transnacionalismos.
Estudos de África Pós-Colonial (60 h/a)
Ementa: Ciências Humanas e Sociais em África contemporânea. O intelectual africano perante a crise social. Diálogo crítico entre intelectuais africanos do período das independências e do pós-independência. A antropologia e as questões sociais, políticas e econômicas da África contemporânea.
Antropologia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos (60 h/a)
Ementa: Apresentar o debate teórico e político que envolve os movimentos sociais em contextos diaspóricos. Analisar as inter-relações temáticas entre alteridade, cidadania e direitos humanos. Abordar o papel da antropologia e do antropólogo (a).
Gênero, Família e Sexualidades (60 h/a)
Ementa: Família e parentesco: as abordagens clássicas. Generificação e colonialidade de gênero. Conjugalidades LGBTT. Família e parentesco nos países africanos de língua portuguesa: alguns aspectos. Sexualidades: o normal e o “anormal” (a perspectiva queer). Consentimento e vulnerabilidade. Trangressão e subalternidade.
5º Semestre
Metodologia de Pesquisa Antropológica (60 h/a)
Ementa: Novos olhares sobre a ciência; por uma perspectiva teórica da pesquisa antropológica; Métodos, diálogos e polifonia; Formulação de um problema de pesquisa. Estrutura, argumentação e justificação de um projeto de pesquisa. Redação de um projeto de investigação.
Teorias sobre o racismo e discursos antirracistas (60h/a)
Ementa: Racismo: origens, conceito e manifestações contemporâneas. O racismo científico do século XIX e seus desdobramentos no Brasil. Teorias sobre relações raciais e racismo. As lutas antirracistas no Brasil e no mundo.
Campo de Atuação Profissional da Antropologia (60h/a)
Ementa: Ampliar o conhecimento sobre o campo de atuação profissional. Examinar o campo de trabalho existente no Brasil e África e suas possibilidades. Debater sobre o perfil profissional e suas exigências: técnica, teórica, política, ética. Criação de novos campos e perfis para o trabalho antropológico. Relações de gênero, sexualidades, raça e etnia no campo de atuação profissional.
Antropologia da Religião (60h/a)
Ementa: Os temas das Religiões são partes fundamentais das Ciências Humanas e Sociais, desde os primórdios da Filosofia, Sociologia e Antropologia. Tais temas tornam-se essenciais tanto na constituição da vida social quanto na manutenção da mesma. Considerando o fato de que ela perpassa os diferentes campos da vida social e atrai o interesse de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, esta disciplina pretende aprofundar os seus elementos constitutivos e suas formas de intervenção na realidade bem como os novos fenômenos religiosos.
Identidade e Poder (60h/a)
Ementa: Marcadores identitários: raça, classe, etnia, gênero e sexualidade. Globalização e Transnacionalismos. Diáspora. Desigualdade, diferença e conflito. Colonialismo. Emancipação e Direitos.
6º Semestre
TCC I (90 h/a)
Ementa: Teoria e Prática em pesquisa em campo; Registro e tratamento dos dados empíricos. Subsídios teóricos e metodológicos necessários à pesquisa etnográfica.
Feminismos africanos, negros e contra hegemônicos (60h/a)
Ementa: A questão do gênero no contexto das sociedades africanas e diaspóricas (tradição/modernidade), colonialidades e decolonialidade. Analisar o conceito da negritude ao longo da história, espaço e tempo. Feminismos em África e nas diásporas. A noção de raça e gênero: suas especificidades.
Território e Poder (60h/a)
Ementa: Espaço: dimensões, escalas, processos e agências. Territórios, fronteiras, deslocamentos. Estado, Nação, região. Urbano e/ou rural. Meio ambiente.
7º Semestre
TCC II (90h/a)
Ementa: Pesquisa de campo, elaboração e apresentação da monografia. Elaboração do TCC em regime tutorial.
Eletivas e Optativas.
1. Como realizar o aproveitamento de disciplinas?
Para efetuar o aproveitamento de disciplinas, as/os estudantes devem seguir os seguintes passos:
- Acesse o formulário de Aproveitamento de Disciplinas disponível na página do curso (em https://unilab.edu.br/antropologia-licenciatura/), na seção “FORMULÁRIOS”;
- Preencher e assinar o formulário de Aproveitamento de Disciplinas devidamente, incluindo todas as informações necessárias;
- Enviar para o e-mail da Coordenação o formulário de Aproveitamento de Disciplinas dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico, juntamente com seu histórico/certificado para comprovação da realização das disciplinas a serem aproveitadas;
- Certifique-se de incluir todas as informações solicitadas e os documentos necessários para facilitar o processo de análise do aproveitamento de disciplinas. É importante frisar que as solicitações de aproveitamento de disciplinas passam por aprovação do colegiado do curso, conforme art. 64, inciso XIII, do Estatuto da Unilab.
2. Qual o procedimento para o trancamento total do curso (Regular)?
Quando o trancamento não tem um motivo maior, a/o estudante, de acordo com a data pré-estabelecida pelo calendário acadêmico, deverá seguir os seguintes passos:
- Preencher o respectivo formulário, disponível na página da SECRAGI, no site na Unilab (link:https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2022/10/Formulario-Trancamento-de-Curso-regular-conforme-prazos-do-Calendario-Academico.pdf );
- Enviar e-mail à biblioteca e à PROPAE/NIDAE, solicitando os respectivos nada consta (e-mails: dsibiuni@unilab.edu.br e nidae@unilab.edu.br);
- Após isso, a/o estudante deverá encaminhar os três documentos escaneados e/ou printados para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br), que procederá com o trancamento do curso.
3. O que é o trancamento especial? Em quais casos se aplica?
O trancamento especial é a interrupção automática de todas as atividades acadêmicas, podendo acontecer a qualquer momento, não resultando na quebra do vínculo regular com a Universidade e não prejudicando o cálculo do Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE). Será concedida em situações excepcionais, desde que devidamente comprovada. Alguns casos em que se pode aplicar o trancamento especial são:
I Afastamento por motivo de saúde, mediante comprovação, por atestado médico, laudo ou outro documento que comprove a situação do interessado.
II Afastamento para estudos no exterior, mediante comprovante de obtenção de bolsa de estudos ou de aceitação da instituição a que se destina pelo prazo máximo de três períodos letivos;
III Afastamento do País, em serviço público da União, dos estados ou dos municípios, no máximo, por 4 semanas;
IV Afastamento do Estado ou do País, de aluno servidor público, por necessidade imperiosa do serviço, pelo prazo que corresponda, no mínimo, a 25% do período letivo e, no máximo, a três períodos letivos, mediante apresentação de declaração do órgão empregador;
V Afastamento para participação em programa governamental de mobilidade acadêmica, dentro ou fora do país, mediante solicitação formal, respeitado o limite de tempo previsto nos regulamentos específicos de cada programa;
VI Afastamento para incorporação ao serviço militar obrigatório ou admissão em curso de preparação de Oficial da Reserva, pelo prazo em que perdurar a obrigação militar, respeitado o limite máximo de três períodos letivos.
4. Qual o procedimento para solicitação de trancamento especial? Quando o trancamento se justifica por razões de maior relevância, o estudante deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o formulário de trancamento especial, disponível no link: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/Formulario-Trancamento-Especial.pdf;
- Preencher o formulário de trancamento especial e assiná-lo;
- Digitalizar o formulário preenchido juntamente com o documento que comprove a necessidade do trancamento especial;
- Encaminhar o formulário junto com o documento que comprove a necessidade de trancamento especial digitalizados para o e-mail da SECRAGI ( secragi@unilab.edu.br ).
5. Quantas vezes é possível trancar o curso?
Conforme Resolução CONSUNI/UNILAB 30/2013, art. 27, §2º, “O trancamento de curso será concedido no limite máximo de 03 (três) períodos letivos regulares, consecutivos ou não.”
6. Qual o procedimento para retornar ao curso trancado?
Para retornar ao curso trancado, a/o estudante trancado deverá:
- Enviar e-mail para a SECRAGI ( secragi@unilab.edu.br ) solicitando seu destrancamento com as seguintes informações no corpo do texto: Nome completo, CPF, e curso a qual deseja retornar/destrancar;
- Feito isso, a/o estudante receberá a confirmação de recebimento do e-mail e posteriormente o comprovante de reativação do seu status para Ativo. Possibilitando sua matrícula online no prazo estabelecido no calendário acadêmico para o período letivo posterior ao seu retorno de trancamento.
7. O que é o regime especial? Em quais casos se aplica?
O regime especial é a modalidade de regime acadêmico que permite ao discente, em situação específica, acompanhar as atividades acadêmicas de forma remota. Esse tipo de regime é restrito para gestantes a partir do oitavo mês de gravidez e nos primeiros três meses após o nascimento da criança, assim como também para estudantes que tenham sido diagnosticados com uma doença que represente um risco para a própria vida ou para a comunidade acadêmica.
8. Como solicitar regime especial?
Para cursar em regime especial a/o estudante deverá seguir os seguintes passos:
- Preencher e assinar o formulário de regime especial (https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/Formulario-Regime-Especial.pdf )
- Após isso, deverá encaminhar o referido formulário junto com documento, ambos digitalizados, comprovando a necessidade de cursar em regime especial para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br).
9. Concluí o BHU, como faço para ingressar em uma das terminalidades?
Para ingressar em uma das terminalidades a/o estudante precisa estar atento ao site da PROGRAD/UNILAB, onde é lançado os Editais para seleção de candidatas/os egressas/os do curso de humanidades nas terminalidades.
10. Como realizar o trancamento de disciplinas?
Durante o período estabelecido no calendário acadêmico, o estudante deve solicitar o trancamento através do Portal do Aluno (SIGAA). Feito isso, o coordenador do curso irá analisar o pedido de trancamento e seguir com o deferimento ou indeferimento do pedido.
11. Quais os documentos necessários para solicitar colação de grau?
A/O estudante pode solicitar colação de grau regular (quando ocorrer dentro do período estabelecido pelo calendário acadêmico) ou colação de grau especial (em casos específicos). Os documentos necessários para a colação de grau são:
- Formulário de solicitação de colação de grau (regular ou especial), disponível no link (https://unilab.edu.br/licenciatura-em-pedagogia-ceara/);
- Cópia de documento de identidade (RG para brasileiros, RNM para estrangeiros);
- Cópia do certificado de conclusão do ensino médio (brasileiros) (equivalente para estrangeiros);
- Histórico com integralização de todas as disciplinas;
- Ata de defesa assinada;
- Declaração de quitação da Biblioteca Universitária – DSIBIUNI (Nada consta);
- Declaração de Depósito Legal para Artigos, Monografias, Dissertações e Teses, emitida pela Biblioteca. Para a Declaração de Depósito do TCC, segue o link com as orientações: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/02/NORMAS-PARA-ENTREGA-DEP%C3%93 SITO-DE-TCC-DISSERTA%C3%87%C3%95ES-E-TESES.pdf
Para a colação de grau especial é necessário adicionar, além dos documentos supracitados, um documento que comprove a necessidade de colação de grau especial, se por:
- Nomeação em concurso público/(portaria de nomeação);
- Contratação e/ou promoção para cargos de nível superior /(documento do empregador atestando a contratação e/ou promoção);
- Aprovação em curso de Pós-Graduação/(lista de classificados/aprovados, calendário de matriculado);
- Transferência ex officio/ (documento de solicitação da transferência);
- Viagem ao exterior para estudos ou trabalho/(documento da instituição de ensino ou do empregador atestando a sua realização);
- Domicílio em outro estado/(comprovante de residência compatível com a solicitação);
- Outros (explicar o motivo e adicionar documento comprobatório)
- Colação de Grau Regular
- Colação de Grau Especial
- Solicitação de Regime Especial
- Solicitação de 1ª via do Diploma ou Certificado
- Solicitação da 2ª via do Diploma ou Certificado
- Solicitação de Trancamento de Curso Regular (conforme calendário acadêmico)
- Solicitação de Trancamento de Curso por motivo de Doença
- Solicitação de Trancamento de Curso por motivos diversos
- Solicitação de Cancelamento de curso
- Solicitação de Destrancamento/Descancelamento de curso
- Modelo de Procuração para Colação de Grau
- Modelo de Procuração para Retirada de Diploma/Certificado Por Terceiros
- Solicitação de Aproveitamento de Disciplinas
- Formulário de Cadastramento de Banca de TCC
- Andressa Lewandowski
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E-mail: andressa@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia do Estado e da política;
– Terra e territorialidade, teorias da propriedade;
– Antropologia do direito e sistema jurídico;
– Teoria antropológica.
- Arilson dos Santos Gomes
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E-mail: arilsondsg@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Organizações negras no pós-abolição;
– Protagonismo negro;
– Políticas públicas e ações afirmativas;
– Educação das relações étnico-raciais;
– Fontes e métodos para o ensino de história;
- BRUNO GOULART MACHADO SILVA
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E-mail: brunogoulart@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Patrimônio cultural;
– Políticas culturais;
– Culturas populares e tradicionais;
– Universidade pluriepistêmica;
– Mestres e mestras das culturas populares e tradicionais.
- CARLA SUSANA ALEM ABRANTES
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E-mail: sabrantes@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Processos de colonização e resistência;
– Interculturalidades, a partir de histórias de vida, – trajetórias coletivas, narrativas invisibilizadas; Tópicos da vida estudantil e seus desafios;
– Biografias e Trajetórias Intelectuais;
– Etnografia e Antropologia Histórica;
– Pensamento Social sobre África.
- CARLOS SUBUHANA
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E-mail: subuhana@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia Urbana (migração);
– Estudos Africanos e/ou Conhecimento sobre África;
– Internacionalização do ensino superior;
– Processos rituais e seus simbolismos;
– Relações Internacionais (cooperação).
- DENISE FERREIRA DA COSTA CRUZ
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E-mail: denisecruz@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia da África;
– Beleza e estética africana e afro-diaspórica;
– Antropologia Negra (Antropologia nativa);
– Epistemologias dissidentes;
– Feminismo negro e africano;
– Estudos da África pré-colonial;
– Cinema africano;
– Material didático e cultura afro-brasileira e africana.
- JACQUELINE BRITTO PÓLVORA
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E-mail: jacqueline.polvora@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia na e da cidade (África e Am. Latina);
– Cidades pequeno e médio porte;
– Gênero, feminismo e desigualdades de gênero no meio urbano;
– Exclusão, formas de segregação urbana;
– Direito à cidade;
– Saneamento básico e meio ambiente nas cidades;
– Pobreza (feminina) no meio urbano;
– Mulheres e informalidades urbanas;
– Políticas Urbanas (Am. Latina e em África);
– Relações raciais no Brasil;
– racismo e formas de resistência no meio urbano;
– Teorias da Diáspora Africana;
– Etnografia no meio urbano.
- JOANICE SANTOS CONCEIÇÃO
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E-mail: joanconceicao@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia das populações afro-brasileiras;
– Antropologia da religião
– Religião e gêneros;
– Gêneros, Sexualidades;
– Educação e Gênero;
– Relações étnicorraciais
– Rituais mortuários africanos;
– Feminismos,
– Mulherismo;
– Mulheres quilombolas.
– Masculinidades e feminilidades;
– Transmasculinidades;
– Transfeminismos;
– Performance;
– Ritual e simbolismo;
– Teoria Queer.
- LAILSON FERREIRA DA SILVA
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E-mail: lailson.silva@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Questões étnicas e identitárias;
– Estudos ciganos;
– Família e parentesco;
– Relação homem e natureza;
– Comunidades tradicionais e etnodesenvolvimento;
– Problemáticas e Conflitos ambientais.
- LUIS TOMAS DOMINGOS
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E-mail: luis.tomas@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia e Sociologia da Política; Antropologia Social e Cultural; Etnologia, Sociologia de Desenvolvimento e Filosofia.
– Identidades sociocultural e política;
– Identidades étnicas e formação de estado-nação em África;
– Identidades e diversidades culturais nos processos de integração social;
– Educação, Relações étnico-raciais no Brasil;
– Religiosidade de Matriz Africana na sociedade brasileira;
– Estudos Africanos e Afrodescendentes;
– Panafricanismo, negritude, diáspora africana, movimentos anti-coloniais e nacionalistas Africanos;
– Religiosidade e Filosofia Africana;
– Produção de conhecimentos e saberes (sagacidade), relações de poder e Epistemologias do sul;
– Sócio-culturais, consequências das dinâmicas das do processo da escravidão e colonialismo
- MICHELLE CIRNE ILGES
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E-mail: michelle.cirne@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Identidade social;
– Movimentos sociais negros;
– Estudos Africanos;
– Estudos pós-coloniais;
– Racismo e Antirracismo;
– Capitalismo;
– Emergência climática;
– Racismo Ambiental;
– Agroecologia.
- PETI MAMA GOMES
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E-mail: mamapetty92@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia política;
– Antropologia Visual;
– Associações, Cooperativas e economias tradicionais (informais);
– Estudo de gênero(s) na perspectiva africana;
– Feminismos;
– Diáspora Africana;
– Poder, Epistemologias nos Sules Globais;
– Direitos Humanos;
– Estudos africanos;
– Mercados informais em áfrica Ocidental;
– Feira livres e populares em Guiné-Bissau
- PATRÍCIO CARNEIRO ARAÚJO
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E-mail: patricionisoji@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Culturas alimentares em contextos religiosos e étnicos;
– Comida como cultura;
– Ritos, tradição e mudança;
– Religiões e culturas afro-brasileiras, afro-indígenas e afro-diaspóricas;
– Racismo e Antirracismo no Brasil;
– Racismo e Antirracismo na Educação Básica Brasileira;
– Intolerância Religiosa como forma de racismo (racismo religioso);
– Gênero e sexualidade no Brasil contemporâneo;
– Campo religioso no Brasil e América Latina;
– Religião, alimentação e controle dos corpos;
– Identidades territorialidades e poder em contextos urbanos e rurais.
- RAFAEL ANTUNES ALMEIDA
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E-mail: almeida.rafaelantunes@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
-Antropologia da Ciência e da Tecnologia;
-Estudos sobre coletivos de paracientistas;
-Negacionismo Científico e Pós-verdade;
-Antropologia da Saúde;
– Controvérsias em torno de medicamentos;
– Etnografias sobre a hanseníase;
- RHUAN CARLOS DOS SANTOS LOPES
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E-mail: rhuanlopes@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– História e Antropologia dos Povos Indígenas;
– Arqueologia indígena;
– Arqueologia de Instituições de Controle;
– Arqueologia e História Indígena de Longa Duração;
– Arqueologia Amazônica;
– Licenciamento ambiental;
– Etnologia indígena no Nordeste.
- SEGONE NDANGALILA COSSA
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E-mail: cossa.segone@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia de e em África;
– Crítica Africana aos estudos de Gênero;
– Corpos ubíquos e províncias empáticas de relações;
– Violência, Consumo e cidadania na África ´pós-colonial;
– Etnografia da Regressão (uma proposta de produção de memórias contraditórias às histórias oficiais produzidas pelos nacionalismos africanos;
– Gnoses, endogeneidade e saberes tradicionais africanos.
- VERA REGINA RODRIGUES DA SILVA
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E-mail: vera.rodrigues@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia das/com Populações Afro-Brasileiras;
– Relações raciais no contexto afro-diaspórico;
– Feminismo negro;
– Ações afirmativas;
– Quilombos;
– Educação antirracista;
– Trajetórias de vida de sujeitas (os) negras(os).
- VIOLETA MARIA DE SIQUEIRA HOLANDA
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E-mail: violeta@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Gênero e Cultura;
– Feminismos;
– Violência Machista; Violência Doméstica e Familiar;
– Saúde Sexual e Reprodutiva, Sexualidade, HIV/Aids;
– Diversidade, Interculturalidade e Educação em Direitos Humanos;
– Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Religião, Saúde e Doença;
– Antropologia Feminista;
– Trajetórias de Vida e Autoetnografia como ferramenta reflexiva (e de conexão) da cultura, da sociedade e da política.
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2024
- Ata de Reunião de 25 de janeiro de 2024
- Ata de Reunião de 22 de março de 2024
- Ata de Reunião de 12 de abril de 2024
- Ata de Reunião de 09 de setembro de 2024
2023
- Ata de Reunião 23 de novembro de 2023
- Ata de Reunião 25 de outubro de 2023
- Ata de Reunião 22 de setembro de 2023
- Ata de Reunião 28 de junho de 2023
- Ata de Reunião 18 de agosto de 2023
- Ata de Reunião 04 de maio de 2023
- Ata de Reunião 24 de janeiro de 2023
2022
- Ata de Reunião 19 de dezembro de 2022
- Ata de Reunião 26 de outubro de 2022
- Ata de Reunião 06 de outubro de 2022
- Ata de Reunião 16 de agosto de 2022
- Ata de Reunião 04 de julho de 2022
- Ata de Reunião 02 de junho de 2022
- Ata de Reunião 20 de maio de 2022
- Ata de Reunião 19 de abril de 2022
2021
Equipe da Coordenação do Curso de Bacharelado em Antropologia – Ceará
BRUNO GOULART MACHADO SILVA
Coordenador do Curso de Bacharelado em Antropologia
LOURENA SILVA CÉSAR
Auxiliar Administrativo
E-mail: coordenacaoantropologia@unilab.edu.br | Telefone: 2222-0931
Campus Palmares – Rodovia CE 060, Km 51, CEP: 62785-000, município de
Acarape, Ceará. Bloco II, I andar, sala 111.