Atividades – Life -2016/2017

Começa nesta sexta-feira (27), estendendo-se até o dia 30, a I Jornada Interdisciplinar Formação Intercultural, Linguagem, Ciência e Prática Pedagógica. O evento é realizado pelo Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life/Capes/Unilab), coordenado pela professora Ana Cristina Cunha da Silva – numa ação integrada com o ProDocência, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e cooperação Sul-Sul (Ecoss) e Afrodita, com o apoio do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

PROGRAMAÇÃO:

27 de março (sexta-feira) – 9h30 às 11h

Roda de Conversa “Racismo na escola e educação das relações étnico-raciais”
Facilitadores: Prof. Dr. Carlindo Fausto (IHL/Campus dos Malês/Unilab) e Prof. Dr. Paulo Proença (IHL/Campus dos Malês/Unilab)
Coordenação: Profa. Dra. Sinara Almeida (ICEN/PIBIC/Unilab)
Local: E.M.E.F. Pe. Antonio Crisóstomo (Acarape)

27 de março (sexta-feira) – 18h30 – 20h30

Roda de Conversa “Trabalho interdisciplinar, a renovação das disciplinas históricas, o contexto África/ Diáspora e a aplicação da Lei 10.639/2003″
Facilitadores: Prof. Dr. Carlindo Fausto (IHL/Campus dos Malês/Unilab) e Prof. Dr. Paulo Proença (IHL/Campus dos Malês/Unilab)
Coordenação: Profa. Dra. Ana Cristina Cunha (IHL/LIFE/Unilab)

30 de março (segunda-feira)

8h30 às 10h – Círculo de Diálogo Formação Inicial e Continuada de Professores
Mediação: Prof. Dr. Carlindo Fausto (IHL/Campus dos Malês/Unilab), Prof. Dr. Paulo Proença (IHL/Campus dos Malês/Unilab), Profa. Dra. Ana Paula Caiado e Jacqueline Freire (ICEN/PIBID/Unilab) e Profa. Dra. Izabel Cristina (IHL/ProDocência/Unilab)

10h – Palestra “Direito à Educação e Relações Sociais”
Facilitadora: Allyne Andrade da Silva (Ação Educativa/São Paulo)
Local: Campus da Liberdade

14h às 16h – Oficinas de Formação Docente
Mediação: Profa. Dra. Jeannette Ramos (IHL/Afrodita/Unilab)

16h às 18h – Roda de Conversa Linguagem, Educação e Liberdade num Diálogo entre Paulo Freire e Steiner
Facilitador: Prof. Dr. Jonas Bach Junior
Coordenação: Profa. Dra. Elisangela André (ICEN/ECOSS/LIFE/Unilab)

18h – Vivência intercultural no Pátio do Campus da Liberdade

Conheça os facilitadores

Allyne Andrade da Silva – advogada, mestranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas atividades de assessoria jurídica, advocacia de interesse público, docência e pesquisa relacionadas às áreas de Direito Público, Direito Constitucional, Direito e Políticas Públicas, com ênfase em Direitos Fundamentais.

Jonas Bach Junior – É pesquisador de Pós-Doutorado na Unicamp com o projeto Educação em Steiner e a Fenomenologia de Goethe, com bolsa PNDP/Capes. Realizou seu doutorado em educação na UFPR, com bolsa sanduíche do programa Capes/DAAD com estágio na Alanus Hochschule (Alemanha). Bacharel em Comunicação Social, jornalismo.

Carlindo Fausto Antonio – Professor efetivo da Unilab, tendo já lecionado na Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Português e Literatura de Expressão em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e em Pedagogia pela UNINOVE(2010), mestrado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Teoria Literária e História da Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Paulo Sergio de Proença – Professor da Unilab, possui graduação em Letras (Universidade de São Paulo-1992), em Linguística (Universidade de São Paulo-1999); mestrado em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo-1999) e em Educação (Universidade de São Paulo-2005); doutorado em Letras (Universidade de São Paulo-2011). Atualmente pesquisa as relações entre Literatura, Bíblia e Teologia e temas relativos à Àfrica.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar