CONCEITOS IMPORTANTES

A extensão é entendida como o processo educativo, cultural, científico e tecnológico que articula, de forma indissociável, o ensino e a pesquisa para a produção e a disseminação do saber universal, contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países parceiros e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. As Ações de Extensão poderão envolver a comunidade interna (discentes, docentes, técnicos-administrativos e terceirizados) e deverão abranger a comunidade externa, bem como estar vinculadas à formação do estudante, desenvolvendo-se preferencialmente de modo interdisciplinar e/ou multidisciplinar e em consonância com a missão e os objetivos da Unilab, sob a forma de:

I – Programas: Compreende-se como Programa de Extensão o conjunto articulado de projetos e outras Ações de Extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo. Cada programa deverá:

•vincular, no mínimo, 02 (duas) Ações de Extensão, sendo pelo menos 01 (um) projeto;

•ter duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 60 (sessenta) meses;

•objetivos comuns, complementares e articulados para todas as atividades desenvolvidas dentro do programa.

II – Projetos: é a ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, cientifico ou tecnológico, com objetivo especifico e prazo determinado.

III – Cursos: é a ação pedagógica, de caráter teórico e/ou pratico, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

IV – Eventos: é a ação de extensão caracterizada pela apresentação e/ou exibição pública livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, cientifico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. (Tipos de Eventos)

V – Prestação de serviços: Prestação de serviço é a realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem. (Tipos de Prestação de Serviços)

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar