Curso Letras – Ceará
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Ceará)
Campus: Auroras
Turno: Noturno
Regime: Semestral
Grau: Licenciado
Duração: 9 semestres
Perfil do Egresso
Espera-se que o profissional egresso do curso de Letras/Língua Portuguesa tenha um perfil com as seguintes características:
– Formação teórica e prática em consonância com os avanços nas áreas de Linguística e Literatura, que lhe permita contribuir para a difusão e a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa e de Literaturas em Língua Portuguesa;
– Domínio de conhecimentos teóricos e práticos de língua e de literaturas em língua portuguesa que permitam a proposição de situações educativas pautadas na ação – reflexão – ação;
– Domínio do uso da língua portuguesa em termos de sua estrutura e funcionamento;
– Domínio de conteúdos básicos de língua portuguesa, de literaturas em língua portuguesa e de culturas indígena, afro-brasileira e africana, componentes do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio e em cursos de português para falantes de outras línguas;
– Habilidade para produzir conhecimentos científicos na área da Linguística e da Literatura, com capacidade de reflexão crítica adequada à tríade ensino-pesquisa-extensão.
Ambientes de Atuação
Os licenciados no curso de Letras/Português da Unilab poderão exercer:
– Ministrar aulas em instituições de ensino de educação básica em disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa;
– Ministrar aulas em cursos livres de Língua Portuguesa como língua materna ou Língua Portuguesa como segunda língua ou como língua estrangeira;
– Realizar assessoria pedagógica em Língua Portuguesa e em Literatura para instituições de natureza pública ou privada;
– Atuar na área editorial como revisor de textos, crítico literário e cinematográfico, podendo trabalhar com produção e avaliação de material didático-pedagógico em Língua Portuguesa e Literatura;
– Atuar como assessor cultural;
– Dar continuidade aos estudos em nível de pós-graduação, com desenvolvimento de pesquisas na área de Linguística ou de Literatura, possibilitando o ingresso na carreira de ensino superior;
Documentos referentes ao curso
- Projeto Pedagógico Curricular (PPC) – Campus Palmares
- Grade Curricular
- Resolução Consepe Nº 14/2020 – Aprova o Regimento Interno do Colegiado do Curso de Letras-Língua Portuguesa
Links referentes ao curso
Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (Ceará)
Campus: Auroras
Turno: Noturno
Regime: Semestral
Grau: Licenciado
Duração:
Perfil do Egresso
A fim de atender os princípios de formação em nível superior das Diretrizes da Unilab, espera-se que o profissional egresso do curso de Letras-Língua Inglesa apresente:
– formação teórica e prática que esteja em consonância com os avanços nas áreas de Linguística e de Literatura, que lhe permita contribuir significativamente com a melhoria da qualidade do ensino de língua inglesa;
– formação humanística que contribua para o desenvolvimento de uma educação em políticas linguísticas;
– formação filosófica que lhe permita compreender o magistério em uma dimensão social transformadora;
– formação ética que permita o seu comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa;
– compreensão de que a formação profissional representa um processo autônomo e contínuo, o qual não se esgota com a conclusão do curso de graduação;
– domínio de conhecimentos teóricos e práticos de língua inglesa que permitam a proposição de situações educativas pautadas na ação – reflexão – ação;
– domínio das novas tecnologias, com o fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem;
– visão crítica e reflexiva do contexto educacional em que estará inserido;
– domínio do uso da língua inglesa em termos de sua estrutura e funcionamento;
– visão crítica sobre as perspectivas teóricas adotadas em investigações linguísticas;
– domínio de conteúdos básicos de língua inglesa incluídos nos programas curriculares do ensino fundamental e médio;
– domínio de conteúdos básicos de língua inglesa que são objeto de ensino-aprendizagem em cursos de inglês para falantes de outras línguas;
– domínio de métodos e técnicas de ensino que permitam uma transposição didática eficaz de conteúdos de língua inglesa e respectivas culturas em diferentes níveis de ensino;
– percepção de diferentes contextos internacionais e interculturais que lhe permitam lidar, sem etnocentrismo, com as diferentes manifestações linguísticas e culturais;
– reflexão crítica sobre a língua como fenômeno psicológico, sócio-histórico e ideológico;
– habilidade de estabelecer relações entre os conhecimentos de língua inglesa e de língua portuguesa;
– capacidade para produzir conhecimentos científicos na área da linguística e de língua inglesa.
Campo de atuação do profissional de Letras-Língua Inglesa`
Os licenciados do Curso de Graduação em Letras-Língua Inglesa da Unilab poderão exercer as seguintes atividades profissionais:
– ministrar aulas em instituições de ensino de educação básica, das disciplinas de língua inglesa e literatura;
– ministrar aulas em cursos livres, de língua inglesa como língua materna ou língua portuguesa como língua adicional;
– realizar assessoria pedagógica em língua inglesa e literatura para instituições de natureza pública ou privada;
– atuar na área editorial como revisor(a) de textos, crítico(a) literário(a) e audiovisual;
– trabalhar com produção e avaliação de material didático-pedagógico em língua inglesa e suas respectivas literaturas;
– atuar como assessor(a) cultural;
– dar continuidade aos estudos em nível de pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de linguística ou de literatura.
Embora a maioria do(a)s graduado(a)s em Letras-Língua Inglesa exerça a docência, atualmente o mercado de trabalho oferece possibilidades de atuação em outras esferas que não a educacional, como em agências de publicidade e de jornalismo que necessitam de profissional com conhecimentos de língua portuguesa. Vê-se, assim, que o egresso de Letras-Língua Inglesa tem um campo de atuação bastante amplo, podendo exercer outras atividades relacionadas com a sua formação.
Documentos referentes ao curso
Projeto Pedagógico Curricular (PPC) – Campus Palmares