II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico

Inscrições até o dia 20 de janeiro de 2019


A Comissão Organizadora do II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico sente-se honrada em convidar a comunidade acadêmica para participar desse evento que será realizado nos Campi da Liberdade e das Auroras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2019. O II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico tem por objetivo proporcionar um espaço de diálogo entre professores, pesquisadores e estudantes que se interessam em investigar a língua sob o viés do paradigma Funcionalista.

O Funcionalismo se caracteriza por investigar a língua em uso, buscando compreender como os aspectos cognitivos e comunicativos envolvidos na comunicação humana condicionam a organização e o funcionamento das unidades linguísticas. Por possibilitar uma visão mais ampla e integradora da linguagem, o paradigma Funcionalista constitui campo produtivo para o diálogo com áreas, que, como o Funcionalismo, concebem a interdependência entre os processos linguísticos e os fatores sociais, cognitivos e discursivos relacionados ao uso da linguagem, tais como: a Sociolinguística, a Linguística Cognitiva, a Linguística de Texto, a Análise do Discurso, bem como a Linguística Aplicada no que diz respeito a questões relativas ao ensino de línguas.  Dessa forma, o evento tem, também, como público-alvo pesquisadores e estudantes que dialogam com as teorias e os postulados funcionalistas.

Nesta II edição do Encontro, contaremos com as presenças ilustres das professoras Maria Helena de Moura Neves (UNESP), na Conferência de Abertura, e Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN), na Conferência de Encerramento do Evento. Além disso, teremos a participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, como as professoras Márcia Teixeira Nogueira, Nadja Paulino Pessoa Prata e Maria Claudete Lima. O Evento realizará, também, inscrições para a participação em Simpósio Temático.


SOCIOLUSO – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOLINGUÍSTICAS DAS VARIEDADES LUSÓFONAS

GELF – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUÍSTICA FUNCIONAL


Comissão Organizadora do Evento

Izabel Larissa Lucena Silva

Fábio Fernandes Torres

Léia Cruz de Menezes

Cláudia Ramos Carioca

Cássio Florêncio Rubio

Márcia Teixeira Nogueira

Nadja Paulino Pessoa Prata

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar