Matrícula

Matrícula on-line

A matrícula em disciplinas, formalmente denominada matrícula curricular, é realizada pelos discentes a partir de seu 2º período por meio do sistema acadêmico. Discentes que cursarão o 1º período deverão se dirigir à coordenação de seu curso para realizar a matrícula. Assim, a cada período, o sistema acadêmico abre-se para a realização desse processo, tendo os alunos que estar atentos aos prazos, pois a matrícula on-line é permitida durante um período apenas, o qual é pré-definido pela Instituição e divulgado no calendário acadêmico.

Vale ressaltar que a realização de matrícula on-line não vincula definitivamente o aluno à disciplina, pois há ainda o processamento da matrícula, o qual considera aspectos como o número de vagas ofertadas, os cursos aos quais as disciplinas são oferecidas e os critérios de prioridade da solicitação de cada aluno. O mesmo ocorre com a rematrícula.

Tutorial que orienta como o discente deve realizar sua matrícula on-line

Vídeo que apresenta o processo de inclusão de disciplinas

Rematrícula on-line

Caso os discentes percam o prazo de matrícula on-line, ainda é possível realizar a solicitação de matrícula em disciplinas durante a rematrícula. Porém, nesse caso o discente corre o risco de não mais encontrar vagas disponíveis nas turmas e/ou disciplinas em que pretendia se matricular. Durante a rematrícula on-line, o aluno pode também inserir disciplinas não inclusas durante a matrícula (caso ainda haja vagas disponíveis para a turma e/ou disciplina pretendida) ou excluir aquelas pelas quais optou inicialmente.

Ajuste de matrícula

O ajuste de matrícula é efetuado nos dois primeiros dias do período letivo regular, exclusivamente, nas Coordenações do Curso, e corresponde à possibilidade de o estudante efetuar ajustes na sua matrícula ou efetivá-la caso não tenha realizados tais procedimentos no período de matrícula ou de rematrícula. Os estudantes ingressantes não terão direito ao ajuste de matrícula.

Períodos

Recomenda-se que os alunos dos cursos de graduação presencial consultem o calendário acadêmico disponibilizado no site da Unilab e os alunos vinculados aos cursos de graduação e de pós-graduação à distância atentem para os calendários disponibilizados no Ambiente Virtual Acadêmico (AVA), a fim de permanecerem informados sobre os respectivos períodos de matrícula on-line, rematrícula on-line e ajuste de matrículas.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar