Mestrado Profissional em Saúde da Família

RENASF – Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família

Nome do Curso: Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF)

Área Básica: Saúde Coletiva

Área de Concentração: Saúde da Família

Área de Avaliação: Saúde Coletiva

Modalidade: Profissional

Público-alvo: Profissionais da área da saúde inseridos na Atenção Primária à Saúde (ESF e NASF).

Profissionais da área da saúde vinculados à Atenção Primária à Saúde (docência, atenção e ou gestão).

Duração: mínimo 18 (dezoito) meses e máximo 24 (vinte e quatro) meses.

Objetivo Geral

Produzir conhecimento, a investigação científica e tecnológica, a inovação e a formação de profissionais para atuarem na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos específicos:

Formar lideranças para a Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia Saúde da Família, aptas a exercer atividades de investigação e de ensino em serviço;

Fomentar o trabalho em equipe por meio do diálogo entre profissionais da Atenção Primária à Saúde e demais Redes de Atenção à Saúde (RAS);

Articular elementos da educação, da atenção, do controle social e da gestão no aprimoramento da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde.

Perfil dos egressos

O curso se propõe a capacitar profissionais qualificados com habilitação e experiência em pesquisa e ensino em serviço, os quais utilizem abordagens técnicas, científicas, gerenciais, éticas e de liderança na área da Estratégia de Saúde da Família, capazes de desenvolver o trabalho em equipes interprofissionais, articulando elementos de educação, atenção, gestão e investigação.

Linhas de Pesquisa

Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde – formulação e desenvolvimento de investigações com foco na elaboração, na implantação e na avaliação de iniciativas, projeto, programas e políticas de atenção e gestão do cuidado no contexto da Estratégia Saúde da Família, no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular.

Educação na Saúde – formulação, implantação e avaliação de iniciativas, projetos, programas e políticas de formação e desenvolvimento profissional dos trabalhadores de saúde, visando à reorientação de seus processos de trabalho, no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular.

Promoção da Saúde – formulação, implantação e avaliação de projetos e programas com base nos determinantes da saúde para promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, visando à melhoria das condições de saúde das populações e fomentar a participação popular e a autonomia dos sujeitos no cuidado à saúde.

Estrutura curricular 

E-mail: renasfunilab@unilab.edu.br

Para maiores informações clique aqui. https://ppgsf.unilab.edu.br/

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar