Serviço de Acolhimento e Acompanhamento

1. Atribuições

O SAA tem como missão Acolher, Acompanhar e apoiar o estudante estrangeiro da Unilab, através das seguintes ações:

• Contribuir e auxiliar a regularização migratória dos estudantes;
  • Orientar, apoiar e acompanhar situações que envolvam violações de direitos do estudante migrante, no âmbito da Unilab ou fora dela;
  • Acompanhar a vida acadêmica do estudante migrante, mantendo atualizadas as matrículas, desistências, trancamento de curso, bem como as transferências de curso ou de instituição de ensino, através de relatórios produzidos em parceria com demais órgãos da Unilab;
  • Promover debates e eventos que fortaleçam a integração do estudante migrante na Unilab, em parceria com outros órgãos da Unilab (institucionais e associativos) e também através de parcerias externas;
  • Promover o acompanhamento dos egressos estrangeiros da Unilab.
  1. Acompanhamento Estudantil

O Serviço de Acolhimento e Acompanhamento acompanha a vida acadêmica do estudante estrangeiro, mantendo atualizados os dados inerentes à trajetória acadêmica (Dados de Maio/2020).

1. Acompanhamento de Egressos

O SSA/CSAA/Proinst entende o acompanhamento do egresso como forma de avaliação da qualidade dos cursos ofertados, principalmente no que tange à qualidade de formação e o preparo de profissionais gabaritados para o mercado e que contribuam efetivamente com o desenvolvimento econômico e social dos países parceiros.

Reconhecemos a dificuldade de acompanhar a trajetória de nossos egressos estrangeiros e diante deste contexto, elaboramos um formulário para acompanhamento dos Egressos Estrangeiros da Unilab.

Nos propomos a estabelecer uma maior proximidade com os egressos e buscaremos coletar periodicamente informações de suas trajetórias profissionais.

Para preencher o formulário clique no link.

1. Orientações Gerais

Veja como fazer seu agendamento para Renovação de Visto

Orientações

Documentos necessários para Renovação do Visto Temporário de Estudante:

Orientações

Legislação / Documentação:

Lei nº 13.445/2017 – Lei da Migração – Estabelece os direitos e deveres do migrante, quando da sua estadia no Brasil

Lei da Migração

Ou acesse pelo link

Decreto nº 9.199/2017 – Regulamenta a Lei da Migração

Decreto nº 9.199

Ou acesse pelo link

1. Parceiros

Fórum de Estudantes Estrangeiros

O Fórum dos estudantes Estrangeiros é um grupo de trabalho permanente criado pela Pró-Reitora de Relações Institucionais (PROINST), composto por associações de estudantes estrangeiros na UNILAB.

Configura como um espaço permanente que visa dinamizar a comunicação entre as Associações de Estudantes Estrangeiros, a Proinst, a Ripes e demais organizações, através da discussão, planejamento e avaliação das ações, junto aos parceiros envolvidos.

O Fórum facilita o diálogo, a integração e a unidade dos estudantes estrangeiros, dentro e fora dos espações da Universidade e permite, ainda, a troca de experiências organizacionais, ações coletivas e articulação rápida, em  casos de demandas  emergenciais.

Associações de Estudantes Estrangeiros

A PROINST apoia o trabalho desenvolvido pelas Associações de Estudantes Estrangeiros da Unilab (AEE).

ESTUDANTE ESTRANGEIRO DA UNILAB: ASSOCIE-SE

Associando-se, o estudante se fortalece e fortalece o trabalho desenvolvido pelas AEE, onde são organizadas atividades junto à comunidade acadêmica, bem como para os membros do país associado.

Coletivamente, a luta fica mais forte e a torna-se mais fácil à conquista e defesa dos direitos dos estudantes.

Juntos somos mais!!

1. Contatos

Nosso serviço fica no Campus Administrativo da Liberdade

Av. da Abolição, 03. Centro – Redenção – CE