Trancamento de Curso

Trancamento de Curso

O que é o trancamento de curso?

O trancamento de curso é a suspensão oficial das atividades acadêmicas requeridas pelo estudante à DRCA, garantindo a manutenção do vínculo ao curso de graduação. Desse modo, ocorre o cancelamento momentâneo da matrícula do estudante em todos os componentes curriculares nos quais esteja matriculado.

Quantas vezes é possível trancar o curso?

O trancamento de curso será concedido no limite máximo de 03 (três) períodos letivos regulares, consecutivos ou não.

Quando é possível solicitar o trancamento de curso?

O trancamento regular de curso deve atender às datas previstas pelo calendário acadêmico. O trancamento especial pode ser solicitado a qualquer tempo, desde o/a discente apresente a documentação devida.

Qual setor o discente deve procurar para realizar sua solicitação de trancamento?

O discente deve comparecer à DRCA, durante o horário de atendimento, preencher o formulário de trancamento e apresentá-lo devidamente preenchido.

Qual a condição para que o aluno solicite trancamento de curso?

Para que o aluno solicite trancamento de curso, deve ter integralizado pelo menos dois períodos letivos e somente será efetivado se comprovada a quitação do estudante com todas as obrigações relativas ao sistema de bibliotecas, programas de auxílio estudantil e demais serviços da Unilab.

Como proceder caso se pretenda prorrogar o trancamento de curso por mais um período letivo?

Quando o trancamento se estender por mais de um período letivo, o aluno deverá comparecer à DRCA para a renovação do pedido durante o período de matrícula subsequente. Essa renovação poderá ser realizada por procuração nominal.

Como ocorre o retorno de trancamento de curso?

O estudante pode solicitar o retorno de trancamento de curso na DRCA, de acordo com o prazo estabelecido pelo calendário acadêmico. Após realizado o retorno de trancamento de curso, o discente deve efetuar sua matricula curricular, conforme o calendário vigente.

A solicitação de trancamento de curso necessita ser justificada?

Não. Apenas aqueles que têm por motivo problemas de saúde, visto que nesse caso o aluno se enquadra em um tipo específico de trancamento denominado: trancamento especial, que, diferente do trancamento comum, pode ser solicitado pelo estudante em qualquer período mediante comprovação de avaliação por perícia médica credenciada pela UNILAB.

O que ocorre caso o aluno, ao longo de três períodos letivos consecutivos não efetivar matrícula curricular nem trancamento de curso?

Será considerada situação de Abandono, e o estudante perderá seu vínculo com a universidade.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar