Estudantes da Unilab podem se inscrever no Programa Ciência sem Fronteiras

Data de publicação  11/01/2013, 10:04

Os estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Energias e Ciências da Natureza e Matemática podem se inscrever para participar do Programa Ciência sem Fronteiras, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições, que foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro, são feitas pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br. Os documentos exigidos devem ser anexados dentro do formulário de inscrição também disponível site do programa.

Há vagas abertas para a graduação tipo sanduíche em instituições de ensino da Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. É preciso ter proficiência do idioma estabelecido por cada país.

Para concorrer a esta edição do Programa, é necessário ter nacionalidade brasileira; ter no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para o curso; apresentar perfil de aluno de excelência; apresentar teste de proficiência no idioma, caso esteja previsto no edital. Os documentos necessários são: histórico escolar de graduação; comprovante de teste de proficiência (caso seja necessário); comprovante de Prêmio de Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática e/ou Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico (quando houver); comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência (quando houver).

Após o encerramento do prazo, as inscrições serão homologadas pelo coordenador institucional do programa na Unilab, Fábio Paulino de Oliveira, e enviadas para a Capes, que fará a seleção dos candidatos. Os estudantes da Unilab que desejam participar do programa e precisam de mais informações devem procurar o coordenador institucional na sala da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE).

Ciência sem Fronteiras

Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 18 mil bolsas. A meta é oferecer 101 mil até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal. As demais, com ajuda da iniciativa privada. Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Mais informações no site do Programa Ciência sem Fronteiras