Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Quarta Cultural: alunos da Escola Brunilo Jacó lembram vida e obra de Clarice Lispector

Por
Data de publicação  14/01/2013, 14:47
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Clarice Lispector morreu em 1977, aos 56 anos

A obra e a vida de Clarice Lispector, escritora modernista cujos romances e personagens, principalmente femininos, despertam tanto interesse do público brasileiro, serão temas da Quarta Cultural Maciço de Arte desta quarta-feira (16). Alunos da Escola Brunilo Jacó – Turma Clarice Lispector irão apresentar duas atividades realizadas na Gincana Literária 2012. A primeira apresentação será o monólogo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, que retrata opiniões da escritora sobre o ato de escrever. A noite se encerrará com uma apresentação de dança. A programação é gratuita e aberta ao público.

Monólogo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”

Na peça, a personagem faz reflexões sobre temas como criação, vida e morte, Deus, cotidiano, solidão, arte, loucura, aceitação e entendimento. A dramatização trabalha pontos característicos da obra de Lispector, como o vazio, o silêncio e o instante-já, “aquele momento único, que é como um flash, um insight”. O monólogo transita suavemente entre obras, fragmentos de correspondências e entrevistas em que suas personagens femininas de obras como “Perto do Coração Selvagem”, “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” e os contos “Amor” e “Perdoando Deus” trazem questionamentos que inquietavam o íntimo da autora. A ligação entre seus personagens se dá por uma única linha: o amor. A autora falava sobre o amor maternal, o do relacionamento, o amor a Deus, à natureza, ao próximo.

A caracterização no monólogo é feita de forma cuidadosa. Detalhes como a maquiagem ganharam tratamento especial como opção por um caminho neutro para passear livremente pela personalidade das personagens e da própria autora. O cenário simples é explorado pelas várias facetas das personagens que são caracterizadas por pequenas alterações no figurino e mudanças na entonação da voz, abandonando ou apresentando o sotaque que simula a língua presa da autora ou a companhia do seu cigarro.

A segunda atração será uma apresentação de dança

A segunda atração da Quarta Cultural do Maciço será uma apresentação de dança. Os alunos farão uma performance a partir da música Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas, que evidencia a personalidade forte de Clarice Lispector de acordo com a citação: “Eu não. Eu quero uma realidade inventada!”. As duas apresentações terão uma duração de 30 minutos, cada.

Quarta Cultural Maciço de Arte 

Homenagens a Clarice Lispector – Monólogo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector” e apresentação de dança

Data: 16/01/13

Horário: 19h às 21h

Local: Anfiteatro da UNILAB – (Avenida da Liberdade, 03. Centro- Redenção-CE-Brasil)

Classificação: livre

Evento gratuito e aberto ao público

Categorias