Unilab realiza seminário sobre teatro em língua portuguesa

Data de publicação  31/01/2013, 17:02

No dia 16 de fevereiro, de 9h às 13h, a Unilab vai realizar no Campus da Liberdade um grande debate sobre as manifestações teatrais nas ex-colônias portuguesas durante o seminário “O Teatro em Língua Portuguesa: Histórico e Perspectivas”. As inscrições para participar do evento começam nesta sexta-feira (1º/02) e seguem até o dia 15 de fevereiro. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e encaminhá-la para o email arteecultura@unilab.edu.br. A exigência para participar do evento é que o interessado tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio.

O Seminário será realizado em caráter de contrapartida proposta pelo projeto do coordenador de Arte e Cultura da Unilab, Fernando Leão, aprovado no Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura. O projeto propôs um intercâmbio cultural entre Fernando Leão e a Associação Artística e Cultural Mindelact (Cabo Verde). Como parte do intercâmbio, Fernando Leão esteve em Cabo Verde, entre os dias 6 e 20 de setembro de 2012, ministrando oficina de teatro e participando de debates sobre o tema nas Ilhas de São Vicente e Santiago.

O programa do seminário “O Teatro em Língua Portuguesa: Histórico e Perspectivas” abordará os seguintes temas: breve histórico dos movimentos teatrais nos países da CPLP; festivais de teatro Lusófono e a Associação Artística e Cultural Mindelact (Cabo Verde); e as perspectivas para um teatro diverso e forte na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fernando Leão explica que cada um dos atuais países africanos que tiveram colonização portuguesa conta com uma história teatral específica e particular, apesar de serem percebidas, ao mesmo tempo, algumas similaridades. “Mas a partir de 1996 (estabelecimento da CPLP) e 2003 (políticas de cooperação com a África do governo Lula), foi gerado um movimento de aproximação desses países, o que tem possibilitado o encontro entre os movimentos teatrais de quatro continentes (América Latina/Brasil, Europa/Portugal, África/Angola-Cabo Verde-Guiné-Bissau-Moçambique-São Tomé e Príncipe e Ásia/Timor-Leste)”, diz. Segundo Fernando Leão, durante o seminário, serão feitas reflexões sobre o que essa aproximação traz de aspectos positivos para esses artistas e grupos teatrais; quais são as dificuldades ainda enfrentadas por esses atores (sociais) e quais as perspectivas para esses coletivos artísticos.

Convite

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/01/convite-teatro-lusófono.pdf”]