RIPES planeja seminário de mobilização da comunidade acadêmica para Maio

Data de publicação  27/03/2013, 18:35

ripes nova

A Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES), projeto coordenado pela Unilab, por meio da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) e em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), planeja para o mês de maio de 2013 a realização de um seminário no Campus da Liberdade, em Redenção (CE) – Brasil. O evento faz parte da estratégia de mobilização da comunidade acadêmica da Unilab e das outras Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Brasil, vinculadas à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Além de apresentar a RIPES e os objetivos da Rede aos participantes, no seminário também será divulgado o Plano de Ação para 2013. A ideia é receber contribuições dos profissionais e instituições presentes para o fortalecimento do projeto.

O seminário será realizado em dois dias (em data ainda não definida no mês de maio). A reunião de trabalho do primeiro dia contará com a presença de representantes da Pró-Reitoria de Relações Institucionais da Unilab, demais Pró-Reitorias, RIPES e gestores das IPES convidadas. A ideia é compartilhar informações de experiências das universidades parcerias no cenário lusófono, especialmente nos países africanos e no Timor Leste. Já no segundo dia de encontro, a programação será aberta a docentes, técnico-administrativos e estudantes da Unilab.

Professor Bas'Ilele Malomalo, coord. institucional da RIPES

Professor Bas’Ilele Malomalo, coord. institucional da RIPES

Para o coordenador institucional da RIPES, professor Bas’Ilele Malomalo, “a comunidade precisa se apropriar do projeto. A RIPES é muito importante para a Unilab, porque é um projeto que fortalece as diretrizes da universidade. Como os docentes e discentes são os principais beneficiários desta ação, eles devem conhecer melhor os objetivos da RIPES e contribuir para a efetivação deste sonho”.

RIPES

A Rede de Instituições Públicas de Educação Superior – RIPES tem atuação nos países da CPLP. O objetivo principal é promover, de maneira estável e continuada, o intercâmbio  de conhecimento, a mobilidade acadêmica com qualidade e a formação de cidadãos que contribuam para o desenvolvimento dos países. Eixos de atuação:

ripes

A partir do próximo mês de abril, serão divulgados os Editais de Seleção de profissionais para atuar na RIPES. O primeiro edital prevê a contratação de um técnico para atuar no Apoio Administrativo e outro para a área da Comunicação. As candidaturas começam no dia 15 de abril. A divulgação será feita no Portal da Unilab e também nos sites da CPLP e Agência Brasileira de Cooperação.