Estudantes da Unilab que fazem intercâmbio em Portugal comemoram Dia da África

Data de publicação  03/06/2013, 10:16
Assis Anderson Ribeiro da Silva foi um dos expositores.

Os estudantes da Unilab que estão fazendo intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra, por meio do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Capes, promoveram programação especial para comemorar o Dia da África. Em parceria com a Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra (UC) e a Associação de Pesquisadores e Estudantes de Brasileiro em Coimbra (APEB), os alunos organizaram atividades para apresentar a Unilab e onde a instituição está localizada, além de mostrar como acontece a integração entre Brasil e África.

Exposição de fotografias

Exibição do filme "O Nego Chico".

Exibição do filme “O Nego Chico”.

Entre os dias 20 e 24 de maio, os estudantes fizeram uma exposição de fotos e artesanato sobre a temática do continente africano. No último dia 31, eles exibiram o filme “O Nego Chico”, desenvolvido pelo cineasta Nilo Uchoa na Serra do Gurgurí, em Redenção. A ficção, baseada em fatos reais, narra a trajetória de um escravo chamado Nego Chico, que por força do destino, assassina o seu dono. O curta-metragem é uma viagem ao passado histórico da escravidão no Brasil, contando a vida deste homem, que como tantos outros negros foram esquecidos. A história terá continuidade com a gravação de um novo longa-metragem, a partir de agosto deste ano, em Lisboa, Recife, Rio de Janeiro e Ceará.

Casa da Lusofonia, em Coimbra.

A Casa da Lusofonia, espaço criado recentemente, tem como objetivo abrigar as Associações de Estudantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que estão representadas na Universidade de Coimbra, promovendo o intercâmbio cultural e desenvolvendo conjuntamente atividades científicas. A UC é a universidade ibérica com maior percentagem de estudantes estrangeiros – 3.539 num universo de 22.596 alunos inscritos. Das 67 nacionalidades representadas, as mais numerosas são as do Brasil, Angola, Cabo Verde, França, Espanha, China, São Tomé e Príncipe, Alemanha, Venezuela, Moçambique, Guiné-Bissau, Suíça, Itália, EUA, Irão e Timor-Leste.

Parte do grupo de estudantes da Unilab que está em Portugal.

Atualmente, estudam na Universidade de Coimbra sete alunos da Unilab do curso de Ciências da Natureza e Matemática. Essa oportunidade foi ocasionada pela aprovação do “Projeto Gaia: formação de Ciências da Natureza e Matemática em Nível Internacional em Cooperação Solidária Unilab e a Universidade de Coimbra” para o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Capes. O grupo é formado pelos estudantes: Lucas Costa da Silva, Thaís de Sousa Oliveira, Sara Sousa, Fransmar Santos, Assis Anderson Ribeiro da Silva, Francisco Ari de Oliveira e Antônio Rafael Moreira Camelo.