V Circuito Sócio-Cultural recepciona estudantes calouros da Unilab

Data de publicação  14/06/2013, 14:43
Apresentação do grupo Arte e Movimento

estudantes-participantes-5-circuito-socio-cultural-unilab-recepcao-calouros-

Os estudantes calouros que ingressarão na Unilab a partir da próxima segunda-feira (17) foram recebidos com festa, nesta sexta-feira (14), durante a programação do V Circuito Sócio-Cultural. A recepção iniciou com a apresentação de Maculelê, capoeira e roda de samba do grupo Arte e Movimento.

Após a acolhida cultural, foi formada a mesa de abertura que contou com a presença do vice-reitor Fernando Afonso, da pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, do coordenador de Pesquisa, Aluísio Marques, da diretora do Instituto de Humanidades e Letras, Monalisa Valente, do coordenador de ensino, Américo Souza; da coordenadora do curso de Agronomia, Albanise Barbosa; e do coordenador de Logística, Rafael Alves.

Vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso

O vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso, deu boas aos novos estudantes e falou sobre o desafio destas turmas iniciais. “Sejam bem acolhidos. Espero que vocês possam contribuir de forma direta para a transformação da região do Maciço de Baturité, com o Brasil e com os nossos países parceiros. Enfrentamos muitas dificuldades e temos muitos desafios pela frente, mas tenho a certeza que seremos lembrados por sermos os desbravadores”, disse.

Pró-Reitora de Graduação, Jacqueline Freire.

A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, falou do crescimento da Unilab em relação ao acesso dos estudantes. “Esse momento é histórico porque a universidade recebe pela primeira vez os alunos brasileiros que ingressaram por meio de contas, dando um salto nas políticas afirmativas. Além disso, fizemos um trabalho importante para o ingresso de estudantes estrangeiros, por meio de uma seleção que deu as melhores condições possíveis para os candidatos se inscreverem e participarem. Mesmo nos países com instabilidade política, como é o caso de Guiné, a Unilab se manteve comprometida para assegurar essa seleção”, destacou.

Palestra realizada pelos coordenadores Américo Souza e Aluísio Marques

Em seguida, o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge), Aluísio Marques, e o coordenador de ensino, Américo Souza, explicaram aos alunos como funcionam as áreas de Graduação e Pesquisa na Unilab. Neste momento, os coordenadores falaram, de maneira geral, como os estudantes podem se envolver nas diferentes atividades oferecidas pela universidade.

Visita guiada pelo Campus da Liberdade.

Visita guiada pelo Campus dos Palmares

Ao final da programação, os calouros realizaram uma visita guiada pelo Campus da Liberdade, em Redenção, e pelo Campus dos Palmares, em Acapare.

Felipe Eduardo

Felipe Eduardo, 22 anos, vai começar o curso de Enfermagem. “Espero poder ajudar no crescimento da região. Quero trabalhar no interior do estado. Faz um mês que estou morando aqui e estou achando a Unilab maravilhosa. Sei que vou aprender e ensinar também”, comentou o estudante que é de Belém e mora há um ano e meio no Ceará.

elsa-indibe-5-circuito-socio-cultural-unilab-recepcao-calouros-

Elsa Indibe, 18 anos, é de Guiné-Bissau e também vai cursar Enfermagem. “Quero me formar e voltar para o meu país para ajudar no Índice de Desenvolvimento Humano, quero atuar na área da saúde. A vida em Guiné é muito difícil e eu quero ajudar a melhorar”, declarou.

Manuário Correia

Manuário Nunes Correia, 24 anos, de Guiné-Bissau, está inscrito no curso de Ciências da Natureza e Matemática. “Quero me formar e retornar para o meu país para ajudar no desenvolvimento. Quero ser um educador para melhorar a vida das pessoas”, falou.

Nailda Moraes

Também do curso de Ciências da Natureza e Matemática, Nailda Moraes, 18 anos, de Redenção, pretende concluir o ensino superior para ser professora universitária. “Espero que o curso possa suprir as minhas expectativas. Depois de formada, quero fazer mestrado e, quem sabe, doutorado, para eu poder ensinar na universidade”, comentou.

Pedro Torres Filho

Pedro Torres de Oliveira Filho, 17 anos, de Barreira, está animado com o início das aulas do curso de Administração Pública. “Eu passei na primeira vez que eu tentei o Enem. Tomara que eu curso seja bom e eu saia um profissional pronto para o mercado de trabalho”, afirmou.