Representante da FAO visita Unilab e acena com possibilidades de parceria
O representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic, esteve nesta terça-feira (18) na Unilab para conhecer a estrutura da universidade, se reunir com a reitora Nilma Gomes e visitar a Fazenda Experimental, localizada na comunidade de Piroás, no distrito de Barra Nova, em Redenção.
Alan Bojanic iniciou a agenda pela manhã com uma visita ao Campus da Liberdade, em Redenção, e uma reunião com a reitora Nilma Gomes e a pró-reitora substituta de Relações Institucionais, Socorro Rufino. Na ocasião, foram apresentadas as atividades da universidade, bem como a proposta de internacionalização do ensino.
Esta foi a primeira vez que o representante da FAO esteve na Unilab. “A FAO tem muitos interesses e está facilitando a relação entre Brasil e África, por meio de sua capilaridade e expertise. A Unilab está fazendo ações de grande relevância para a FAO. Ela é uma instituição preparada, de muito prestígio e possui uma identidade e imagem voltadas para o desenvolvimento de ações entre Brasil e o continente africano”, comentou. Segundo ele, o objetivo da FAO é facilitar o processo de troca e assistência técnica entre as duas realidades, além de contribuir com a infraestrutura dos países, inclusive aqueles de língua portuguesa, promovendo a cooperação sul-sul. Sobre a cooperação entre as duas instituições, Alan Bojanic citou as possibilidades de parceiras com a universidade:
– Ministrar disciplinas na matriz curricular dos cursos do Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab;
– Promover o estágio de alunos brasileiros e estrangeiros em instituições da FAO no Brasil e nos países africanos;
– Promover a educação a distância na área das ciências agrárias (há 10 anos a instituição oferece esses tipos de cursos para países da América Latina).
À tarde, durante a visita à Fazenda Experimental, Alan Bojanic, acompanhado da Reitora Nilma Gomes, reuniu-se com os professores que compõem do Instituto de Desenvolvimento Rural. O professor Rodrigo Aleixo, diretor do Instituto, falou sobre as diretrizes do curso de Agronomia que tem foco na agricultura familiar.
Alan Bojanic, após apresentar alguns fundos de financiamento internacionais que podem ajudar pequenas comunidades agrárias, disse que o primeiro passo desta parceria é oficializar um acordo de cooperação. “A partir daí, com um plano de trabalho, podemos começar por atividades com baixo custo e seguir ampliando com a elaboração de projetos e a obtenção de novos recursos”. Bojanic reforçou, ainda, a ideia de intercâmbio de professores e alunos entre os países onde a FAO atua, além da colaboração no ensino a distância.