Artista plástica cabo-verdiana visita a Unilab

Data de publicação  05/07/2013, 18:23

DSC_1040 A artista plástica e poeta cabo-verdiana Maria Isabel Alves, ou Misá, esteve no último dia 03 de julho (quarta) na no Campus da Liberdade. Com programação que incluiu diálogos com o vice-reitor Fernando Afonso, sobre possibilidades de projetos futuros em parceria com a instituição, e encontro com estudantes de mesma origem, Misá terminou o dia dançando batuques, cantando e fazendo performances com estudantes da Unilab, durante a Quarta Cultural – na ocasião a atração foi a Associação Cultural Arte em Movimento, com performances de maculelê, coco e batuque.

DSC_1049

Seu projeto, 6º Continente, consiste em um lar/atelier de artistas unidos em prol da transmissão da arte e da cultura oral. Com um trabalho dividido em duas linhas principais,
uma antropológica e outra contemporânea, o projeto se foca em torno da união e interação de diversos eixos culturais africanos e outros, o que ela vê como um aspecto harmônico com o trabalho da Unilab. “Trabalhos como este têm um forte impacto na produção acadêmica e na produção cultural espontânea em seus arredores. É uma iniciativa que retoma ligações culturais perdidas e cria outras nunca feitas, estabelecendo um elo entre a cultura oral do passado e a cultura contemporânea”, explica.

CAM00091

Misá se diz plenamente disposta a retornar, não só para produzir cultura diretamente com os estudantes da Unilab, ministrar palestras e participar da programação artística da instituição, mas também para “criar novos meios de a comunidade acadêmica interagir com a população de Redenção”, conclui.

CAM00099