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Comunidade acadêmica discute Plano de Desenvolvimento Institucional

Data de publicação  14/08/2013, 16:42
Postagem Atualizada há 11 anos
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Comunidade acadêmica está convidada a participar

Comunidade acadêmica está convidada a participar

Nestes dias 13 e 14, a Unilab, através da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), realiza a primeira etapa do II Seminário de Planejamento. O evento teve abertura na manhã desta terça-feira (13) com a presença da reitora Nilma Lino Gomes, do pró-reitor de Planejamento, Plínio Maciel, e de demais representantes do reitorado, além de professores, técnicos-administrativos e estudantes.

Reitora Nilma Gomes abre II Seminário de Planejamento da Unilab.

Reitora Nilma Gomes abre II Seminário de Planejamento da Unilab

A reitora Nilma Gomes saudou os presentes e fez uma convocação à comunidade acadêmica para participar desse processo de construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). ”Esse documento vai determinar as ações da Unilab, a partir das nossas diretrizes. Espero que não seja apenas um simples papel, mas que tenha a nossa participação, em que, coletivamente, daremos um outro significado. Desejo que nós nos reconheçamos nesse documento e percebamos que fizemos parte de um processo coletivo”, comentou.

Pró-reitor de Planejamento da Unilab, Plínio Maciel.

Pró-reitor de Planejamento da Unilab, Plínio Maciel.

O pró-reitor de Planejamento, Plínio Maciel, destacou a importância desse debate para o atual momento da Unilab. “É uma forma de mostrar a execução das obras e os serviços que sendo realizados, além de apresentar o PDI para que este seja construído junto com a comunidade acadêmica. As decisões tomadas hoje irão influenciar no futuro da instituição”, explicou. E acrescentou ainda sobre os desafios da universidade: “a implantação da Unilab nas cidades escolhidas para sediá-la causa um impacto tão grandioso que é comparável a construção de uma cidade dentro de outra”.

Professora da UFMT, MAria Salete Ferreira

Professora da UFMT, Maria Salete Ferreira

Durante a manhã, o Seminário contou ainda com a palestra da professora Maria Salete Ferreira sobre o tema: “Indicadores para implementação e avaliação do PDI”. A partir da sua experiência como integrante da Comissão de Avaliação de Planejamento e participante no processo de construção e acompanhamento do PDI da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ela deu orientações sobre a elaboração e a avaliação deste documento, que será consolidado pela comunidade acadêmica da Unilab nos próximos meses. “O PDI é o material que define a missão e visão da instituição e as estratégias para atingir os objetivos e metas. Eu costumo dizer que é a agenda ou o plano de trabalho da universidade para os próximos cinco anos”.

A professora destacou ainda a importância de discutir coletivamente e avaliar o que está descrito no documento. “Avaliar é uma condição imprescindível para a gestão do PDI. É neste momento que deverá olhar para o desenvolvimento da instituição e redimensionar as metas estabelecidas”, disse.

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Coordenadora de Planejamento da Unilab, Fernanda Linard

O evento continuou no período da tarde, quando a coordenadora de Planejamento da Unilab, Fernanda Linard, apresentou a metodologia para a elaboração do PDI, afirmando que “mesmo sendo um apanhado que deverá nortear a elaboração efetiva do PDI, este método ainda é passível de revisão pois muita coisa já mudou na Unilab”, lembrando de pró-reitorias e diretorias recém criadas.

Ainda segundo Fernanda, o PDI “é como se fosse o equivalente ao CPF da Instituição de Ensino Superior, identificando a mesma, mas também orientando sua expansão e confirmando sua importância. Também fizemos questão de manter todo o processo com perfil colaborativo”, disse ao convidar todos os presentes a examinarem o documento na íntegra e participarem via e-mail.

Dia 14

Sandra de Holanda Martins

Sandra de Holanda Martins

Na manhã deste dia 14, o II Seminário de Planejamento da Unilab deu continuidade com a presença da analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU) no estado do Ceará, Sandra de Holanda Martins, que falou sobre o tema “Obras Públicas: legislação e principais irregularidades”. Na ocasião, ela discutiu os principais aspectos sobre obras públicas, as recentes alterações na legislação brasileira e as irregularidades mais encontradas em auditorias realizadas pela CGU e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Como a Unilab tem previstas muitas obras, é importante discutir sobre o assunto para prevenir perdas e evitar irregularidades e desperdícios de recursos públicos. De modo geral, a grande parte das irregularidades encontradas em obras públicas é decorrida da falta de acesso à informação pelos fiscais de contrato”, explica. A palestra também contou com a participação de Átila Martins Ribeiro, chefe substituto do setor.

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Thatiane Noronha é auditora interna da Unilab

À tarde, a auditora interna da Unilab, Thatiane Noronha, deu seguimento ao Seminário apresentando a palestra Processos Licitatórios em Obras Públicas. A apresentação tinha como foco a introdução dos presentes à legislação e normatização de licitações e suas fiscalizações internas e externas. Segundo Thatiane, “apesar da ênfase em obras, este conteúdo se aplica a quase todo processo licitatório”. Ela ainda demonstrou algumas das principais e mais recorrentes falhas em licitações, demonstrando ainda medidas preventivas para evitar tais lacunas.

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Em seguida, o consultor de engenharia (Dinâmica Serviços), Leonardo Cunha, apresentou brevemente, por meio de fotos e números, o andamento das obras, expondo o orçamento detalhes sobre materiais utilizados, processos e técnicas envolvidos em cada uma.

O II Seminário de Planejamento da Unilab foi concluído com uma visita às obras, para a percepção in loco do andamento das mesmas por parte dos participantes. Abaixo algumas fotos da visita guiada:

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Fachada dos blocos didáticos do Campus das Auroras.

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Interior de uma das salas de grande capacidade, 80 estudantes, no térreo de um dos blocos didáticos do Campus das Auroras.

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Rampa de acessibilidade entre os blocos didáticos do Campus das Auroras.

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Área dedicada a coordenações de cursos do Campus das Auroras.

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O pró-reitor de Planejamento, Plínio Maciel, ajuda a tirar dúvidas dos participantes da visita guiada.

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A laje da foto será um pátio que interligará quatro blocos didáticos do Campus das Auroras. Abaixo dele haverá um teatro.

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Residência estudantil do Campus das Auroras.

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Foto do grupo que participou do Seminário e da visita às obras.

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