Seminário discute a política cultural da Unilab

Data de publicação  31/10/2013, 12:17

Nesta quinta-feira (31), estudantes e servidores se reuniram no 1º Seminário sobre Arte e Cultura para discutir as ações de arte e cultura desenvolvidas pela Unilab. O encontro teve como objetivo contribuir com a formulação de uma política cultural da instituição por meio de debates e da elaboração de propostas realizadas pela comunidade acadêmica.

Ivan Maia, coordenador de Arte e Cultura da Unilab.

O evento foi aberto pelo coordenador de Arte e Cultura, Ivan Maia, e pelo pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, Roberto Borges. De acordo com Ivan Maia, a proposta do Seminário surgiu com o intuito de mobilizar a comunidade acadêmica para pensar quais são as ações de arte e cultura que podem ser desenvolvidas na Unilab. “A ideia é levantar propostas de atividades, promover o engajamento da comunidade acadêmica na construção da política cultural institucional e promover as expressões e manifestações artísticas que estão presentes da universidade”, comentou. Após o evento, as discussões serão analisadas e poderão fazer parte do planejamento da política cultural da universidade.

Pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, Roberto Borges.

Durante a sua fala de apresentação, o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, Roberto Borges, fez alguns questionamentos dos conceitos de arte, cultura e beleza, destacando que o significado destes termos tem relação com o tempo, o lugar, os valores culturais de determinado grupo, dentre outras. Ou seja, não há um padrão para o belo e não é possível falar se uma cultura ou uma arte é boa ou ruim, porque dependerá de onde, quando e quem observa.

Articuladora da Unesco para arte e cultura da Unilab, Vanéssia Gomes.

Em seguida, a articuladora da Unesco para arte e cultura da Unilab, Vanéssia Gomes, destacou a importância do Seminário para a discussão e o desenvolvimento da temática dentro da instituição e incentivou a participação de estudantes e professores em ações direcionadas para a área. “Esse é um marco histórico. Vamos criar mais rodas de conversa e mais mesas de debates como essa e florescer e sensibilizar alunos e servidores a serem fazedores de arte”, comentou.

Mesa de debates contou com a presença dos professores Bas’llele Malomalo, Antônio Vieira da Silva Filho e Maurílio Machado Lima Júnior.

Professor Antônio Vieira da Silva Filho

Professor Maurílio Machado Lima Júnior

O Seminário teve continuidade com a mesa de debate sobre o tema “Arte e Cultura na Universidade” com a presença dos professores Bas’llele Malomalo, Antônio Vieira da Silva Filho e Maurílio Machado Lima Júnior.

Programação continua no período da tarde

Os participantes se dividiram em grupos de trabalhos temáticos nas diferentes linguagens e poderão apresentar propostas de atividades para compor o plano de ações que guiará a política cultural institucional. Os grupos são: Artes Cênicas (teatro, performance), Dança, Música, Artes visuais (fotografia, pintura, escultura, grafite, artesanato), Literatura (prosa e poesia), Audiovisual (cinema, vídeo, novas mídias) e Outras linguagens (moda, gastronomia, ….). Cada um dos grupos terá um coordenador e um relator das propostas apresentadas nos diálogos. Ao final dos debates, às 15h30, os participantes se reunirão em plenária para a leitura dos relatos de cada GT. Às 16h, acontecerão as apresentações artísticas.

GT Literatura

Grupo de trabalho de literatura

Grupo de trabalho de dança