Encontro discute formação e atuação do Administrador Público
Teve início na manhã desta quarta-feira (06) o 1º Encontro de Administração Pública, organizado por estudantes do curso de Administração, com o apoio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. O evento, que tem como tema “Formação e Atuação do Administrador Público: Desafio e Perspectivas”, continuará até esta quinta-feira (07) com a realização de palestras e minicursos.
O encontro foi aberto pela diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Rosalina Semedo. Ela parabenizou a iniciativa dos alunos em organizar um evento acadêmico sobre essa temática e falou sobre as mudanças ocorridas no processo de formação e atuação do administrador público, dentre elas, a diretora destacou as transformações nas diretrizes e currículos dos cursos de Administração Pública. “Estas mudanças devem proporcionar aos alunos bases teóricas sólidas para, na prática, lidarem com questões como transparência e controle social, aprendizagem no setor público, ética na Administração Pública, entre outros, sempre considerando o grande desafio, que é fazer a máquina pública funcionar, através de vários arranjos de gestão, e proporcionar o desenvolvimento local, regional, nacional, por meio do uso da tecnologia, mas sem deixar de lado a preocupação com o desenvolvimento social”, apontou.
A estudante do 4º trimestre do curso de Administração Pública e coordenadora de assistência estudantil do Diretório Acadêmico Campo de Públicas, Karoline Torres, faz parte da Comissão Organizadora do encontro e representou os alunos na mesa de abertura. De acordo com ela, o evento foi pensado pela necessidade dos estudantes do curso em conhecer e discutir as possibilidades de atuação do administrador público. “Muitos alunos entram sem saber como é o curso, pensam que é a mesma coisa da administração de empresas privadas. Então, esse evento é para debater quão importante é a formação do administrador público para o desenvolvimento do país, em especial a nível local, que são as prefeituras municipais”, comentou a estudante.
Em seguida, foi formada a mesa redonda com os professores Valdemir Aparecido Pires, da Universidade Estadual Paulista, e Maria Aparecida Silva, diretora da Educação Aberta e a Distância da Unilab. Eles discutiram o tema central: “Discutindo as diretrizes e currículos dos cursos de Administração Pública”.
Valdemir Aparecido Pires chamou atenção para as diferenças que há entre o administrador público e o administrador privado, destacando o perfil do profissional que vai atuar no setor público e as diversificadas possibilidades de atuação. “Há muito o que se fazer nesse campo, por exemplo, por meio de concursos, ou ser um político, ou trabalhar em associações e consórcios dos municípios e regiões, ou trabalhar em organismos internacionais e sindicatos ou em empresas privadas que fazem parcerias com os governos”, explicou.
A professora Maria Aparecida Silva falou sobre a importância da atuação dos profissionais da área de Administração Pública para o desenvolvimento das nações, em especial do Brasil e seus países parceiros. “Um dos desafios do Brasil é conseguir conciliar o desenvolvimento tecnológico sem esquecer a inserção social. Nós, como Administradores Públicos, devemos fazer um trabalho com ética, dignidade e compromisso e olhar as pessoas como cidadãos, e não como clientes ou usuários”, disse.
Durante a tarde, o evento continuou com dois minicursos: 1) Reforma Política e Crise do Estado, ministrado pelo prof. Jairo Ponte; e 2) Gestão da Qualidade, ministrado pela prof. Marília Domingos.
O encontro teve continuidade com o painel expositivo “Transparência e Controle Social”, com a participação da representante do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE), Daniele Jucar, e do representante da Célula de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), Álvado Calixto. Na oportunidade, os palestrantes esclareceram o que é cada órgão, como funciona e suas principais atividades executadas.
Dia 07
A programação do 1º Encontro de Administração Pública da Unilab seguiu na manhã desta quinta-feira (07) com a presença de Maria Hebe Camurça Citó, assessora de desenvolvimento institucional da Escola de Gestão de Pessoas do Governo do Estado do Ceará, e de Fernando Dantas, coordenador do Programa Escola de Gestão do Instituto Municipal de Pesquisas e Administração de Recursos Humanos (Imparh). A mediação da mesa, que teve como tema principal “Aprendizagem no Serviço Público”, foi realizada pela diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Rosalina Semedo.
Maria Hebe Camurça Citó falou sobre a experiência da Escola de Gestão de Pessoas do Governo do Estado do Ceará, instituição criada em 2009, voltada para a formação de servidores ligados aos órgãos estaduais e às prefeituras municipais. “O objetivo das atividades realizadas pela Escola é profissionalizar e capacitar o servidor público, através de cursos presenciais e a distância. Por meio de parcerias com instituições de ensino superior, incentiva a realização de cursos de graduação e de pós-graduação, além de cursos da educação básica, através de convênios com a Secretaria de Educação e de Planejamento do Estado”, explicou.
O coordenador do Programa Escola de Gestão do (Imparh), Fernando Dantas, apresentou as ações desenvolvidas pela instituição, tais como: Centro de Línguas, Plantão Gramatical, Programa Gente de Valor (voltado para pessoas idosas e servidores aposentados), organização de concursos e servidores municipais, realização de cursos e treinamentos e pesquisas e projetos especiais. “O servidor público deve estar preocupado com a sua atuação. A formação do servidor beneficia o município ou o estado, a população e o próprio profissional, que desenvolverá um trabalho mais efetivo e preparado”, comentou.
Na conferência de encerramento com o tema “Tendências e Perspectivas da Atuação do Administrador Público”, o palestrante Fernando de Souza Coelho (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH-USP) falou sobre a trajetória do curso de Administração Pública no Brasil, o que é, de onde veio, para onde caminham os estudos e as dificuldades de se consolidar no meio acadêmico. Para ele, “embora é um campo do saber antigo, estudos na área ficaram parados, porém teve uma evolução em tempos recentes”. Ainda de acordo com o professor, a profissionalização da Administração Pública no Brasil aconteceu a partir do séc. XIX e a definição do conceito é multidisciplinar de várias áreas, “é um conceito aberto a várias interpretações”, disse ele.
Fazendo parte da programação de encerramento, a estudante Caroline Torres, presidente do Diretório Acadêmico (DA) do curso, agradeceu a todos os estudantes, ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e a reitoria pelo empenho para que o evento acontecesse. O encontro foi organizado pelos estudantes, com o apoio da universidade. Nesse momento, a prof. Rosalina Semedo, diretora do ICSA, parabenizou todos alunos e, em especial, a equipe que esteve envolvida diretamente na organização.