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Encontro discute formação e atuação do Administrador Público

Data de publicação  06/11/2013, 12:42
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Estudantes do curso de Administração Pública marcam presença no encontro

Estudantes do curso de Administração Pública marcam presença no encontro

Teve início na manhã desta quarta-feira (06) o 1º Encontro de Administração Pública, organizado por estudantes do curso de Administração, com o apoio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. O evento, que tem como tema “Formação e Atuação do Administrador Público: Desafio e Perspectivas”, continuará até esta quinta-feira (07) com a realização de palestras e minicursos.

Rosalina Semedo, diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Rosalina Semedo, diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

O encontro foi aberto pela diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Rosalina Semedo. Ela parabenizou a iniciativa dos alunos em organizar um evento acadêmico sobre essa temática e falou sobre as mudanças ocorridas no processo de formação e atuação do administrador público, dentre elas, a diretora destacou as transformações nas diretrizes e currículos dos cursos de Administração Pública. “Estas mudanças devem proporcionar aos alunos bases teóricas sólidas para, na prática, lidarem com questões como transparência e controle social, aprendizagem no setor público, ética na Administração Pública, entre outros, sempre considerando o grande desafio, que é fazer a máquina pública funcionar, através de vários arranjos de gestão, e proporcionar o desenvolvimento local, regional, nacional, por meio do uso da tecnologia, mas sem deixar de lado a preocupação com o desenvolvimento social”, apontou.

Karoline Torres, estudante do curso de Administração Pública.

Karoline Torres, estudante do curso de Administração Pública.

A estudante do 4º trimestre do curso de Administração Pública e coordenadora de assistência estudantil do Diretório Acadêmico Campo de Públicas, Karoline Torres, faz parte da Comissão Organizadora do encontro e representou os alunos na mesa de abertura. De acordo com ela, o evento foi pensado pela necessidade dos estudantes do curso em conhecer e discutir as possibilidades de atuação do administrador público. “Muitos alunos entram sem saber como é o curso, pensam que é a mesma coisa da administração de empresas privadas. Então, esse evento é para debater quão importante é a formação do administrador público para o desenvolvimento do país, em especial a nível local, que são as prefeituras municipais”, comentou a estudante.

Em seguida, foi formada a mesa redonda com os professores Valdemir Aparecido Pires, da Universidade Estadual Paulista, e Maria Aparecida Silva, diretora da Educação Aberta e a Distância da Unilab. Eles discutiram o tema central: “Discutindo as diretrizes e currículos dos cursos de Administração Pública”.

Valdemir Aparecido Pires, professor da Universidade Estadual Paulista.

Valdemir Aparecido Pires, professor da Universidade Estadual Paulista.

Valdemir Aparecido Pires chamou atenção para as diferenças que há entre o administrador público e o administrador privado, destacando o perfil do profissional que vai atuar no setor público e as diversificadas possibilidades de atuação. “Há muito o que se fazer nesse campo, por exemplo, por meio de concursos, ou ser um político, ou trabalhar em associações e consórcios dos municípios e regiões, ou trabalhar em organismos internacionais e sindicatos ou em empresas privadas que fazem parcerias com os governos”, explicou.

Maria Aparecida Silva, diretora da Educação Aberta e a Distância da Unilab.

Maria Aparecida Silva, diretora da Educação Aberta e a Distância da Unilab.

A professora Maria Aparecida Silva falou sobre a importância da atuação dos profissionais da área de Administração Pública para o desenvolvimento das nações, em especial do Brasil e seus países parceiros. “Um dos desafios do Brasil é conseguir conciliar o desenvolvimento tecnológico sem esquecer a inserção social. Nós, como Administradores Públicos, devemos fazer um trabalho com ética, dignidade e compromisso e olhar as pessoas como cidadãos, e não como clientes ou usuários”, disse.

Comissão Organizadora do evento.

Comissão Organizadora do evento.

Durante a tarde, o evento continuou com dois minicursos: 1) Reforma Política e Crise do Estado, ministrado pelo prof. Jairo Ponte; e 2) Gestão da Qualidade, ministrado pela prof. Marília Domingos.

Prof. Jairo Ponte no minicurso "Reforma Política e Crise do Estado"

Prof. Jairo Ponte no minicurso “Reforma Política e Crise do Estado”

O encontro teve continuidade com o painel expositivo “Transparência e Controle Social”, com a participação da representante do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE), Daniele Jucar, e do representante da Célula de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), Álvado Calixto. Na oportunidade, os palestrantes esclareceram o que é cada órgão, como funciona e suas principais atividades executadas.

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Álvaro Calixto, representante da SEFAZ; Prof. Marília Domingos, mediadora da mesa; e Daniele Jucar, representante do TCM

Dia 07

Mesa redonda teve como tema "Aprendizagem no Serviço Público".

Mesa redonda teve como tema “Aprendizagem no Serviço Público”.

A programação do 1º Encontro de Administração Pública da Unilab seguiu na manhã desta quinta-feira (07) com a presença de Maria Hebe Camurça Citó, assessora de desenvolvimento institucional da Escola de Gestão de Pessoas do Governo do Estado do Ceará, e de Fernando Dantas, coordenador do Programa Escola de Gestão do Instituto Municipal de Pesquisas e Administração de Recursos Humanos (Imparh). A mediação da mesa, que teve como tema principal “Aprendizagem no Serviço Público”, foi realizada pela diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Rosalina Semedo.

Maria Hebe Camurça Citó, assessora de desenvolvimento institucional da Escola de Gestão de Pessoas do Governo do Estado do Ceará, e de Fernando Dantas.

Maria Hebe Camurça Citó, assessora de desenvolvimento institucional da Escola de Gestão de Pessoas do Governo do Estado do Ceará, e de Fernando Dantas.

Maria Hebe Camurça Citó falou sobre a experiência da Escola de Gestão de Pessoas do Governo do Estado do Ceará, instituição criada em 2009, voltada para a formação de servidores ligados aos órgãos estaduais e às prefeituras municipais. “O objetivo das atividades realizadas pela Escola é profissionalizar e capacitar o servidor público, através de cursos presenciais e a distância. Por meio de parcerias com instituições de ensino superior, incentiva a realização de cursos de graduação e de pós-graduação, além de cursos da educação básica, através de convênios com a Secretaria de Educação e de Planejamento do Estado”, explicou.

Fernando Dantas, coordenador do Programa Escola de Gestão do Imparh.

Fernando Dantas, coordenador do Programa Escola de Gestão do Imparh.

O coordenador do Programa Escola de Gestão do (Imparh), Fernando Dantas, apresentou as ações desenvolvidas pela instituição, tais como: Centro de Línguas, Plantão Gramatical, Programa Gente de Valor (voltado para pessoas idosas e servidores aposentados), organização de concursos e servidores municipais, realização de cursos e treinamentos e pesquisas e projetos especiais. “O servidor público deve estar preocupado com a sua atuação. A formação do servidor beneficia o município ou o estado, a população e o próprio profissional, que desenvolverá um trabalho mais efetivo e preparado”, comentou.

Prof. Fernando Coelho

Prof. Fernando Coelho

Prof. Fernando Coelho

Prof. Fernando Coelho

Na conferência de encerramento com o tema “Tendências e Perspectivas da Atuação do Administrador Público”, o palestrante Fernando de Souza Coelho (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH-USP) falou sobre a trajetória do curso de Administração Pública no Brasil, o que é, de onde veio, para onde caminham os estudos e as dificuldades de se consolidar no  meio acadêmico. Para ele, “embora é um campo do saber antigo, estudos na área ficaram parados, porém teve uma evolução em tempos recentes”. Ainda de acordo com o professor, a profissionalização da Administração Pública no Brasil aconteceu a partir do séc. XIX e a definição do conceito é multidisciplinar de várias áreas, “é um conceito aberto a várias interpretações”, disse ele.

Caroline Torres, coordenadora de assistência estudantil do Diretório Acadêmico Campo de Públicas; Rosalina Tavares, diretora do ICSA; e Prof. Fernando Coelho

Caroline Torres, coordenadora de assistência estudantil do Diretório Acadêmico Campo de Públicas; Rosalina Tavares, diretora do ICSA; e Prof. Fernando Coelho (USP).

Fazendo parte da programação de encerramento, a estudante Caroline Torres, presidente do Diretório Acadêmico (DA) do curso, agradeceu a todos os estudantes, ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e a reitoria pelo empenho para que o evento acontecesse. O encontro foi organizado pelos estudantes, com o apoio da universidade.  Nesse momento, a prof. Rosalina Semedo, diretora do ICSA, parabenizou todos alunos e, em especial, a equipe que esteve envolvida diretamente na organização.

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