MOÇAMBIQUE – Universidade Pedagógica investe em formação de técnicos em Energias Renovavéis

Data de publicação  25/02/2014, 10:11

bandeira_mocambique

O Núcleo de Eletrônica e Energias Renováveis da Universidade Pedagógica de Moçambique realiza a formação de técnicos para a instalação e a manutenção de painéis solares nas zonas rurais do sul do país, principalmente em locais onde a energia da Hidroelétrica de Cahora Bassa ainda não chegou. Também participam dos cursos eletricistas e mecânicos.

Rosa Chilundo e Urânio Mahanjane, da Universidade Pedagógica.

“Só com técnicos é possível levar as energias renováveis ou a energia elétrica da cidade para o campo. Queremos técnicos que garantam que haja energia nas zonas rurais”, diz Urânio Mahanjane, diretor do Núcleo.

Crianças também recebem formação sobre energias renováveis.

As aulas também são realizadas para estudantes e professores das escolas. O Núcleo fornece painéis solares e, ao mesmo tempo, explica aos alunos as vantagens e desvantagens das energias renováveis. Os professores também recebem a formação. “Pensamos que o professor não só pode dar aulas de Física, mas também tem de conhecer as energias renováveis”, afirma Mahanjane.

“As energias renováveis devem ser vistas como fontes alternativas, por isso o uso destas energias deve ser muito bem planejado. Temos a época de frio. E se pensarmos na biomassa, a produção do material orgânico não é contínua. Tudo isso precisa de um planejamento. As fontes devem complementar-se”, afirma a porta-voz do Núcleo, Rosa Chilundo.

Rosa Chilundo entende que este trabalho poderá satisfazer a população, lembrando que a energia solar é de baixo custo. “Apostamos nisso porque as zonas rurais precisam dessa componente de eletricidade”, diz Chilundo. Devido às limitações financeiras, os trabalhos do Núcleo de Eletrônica e Energias Renováveis estão voltados apenas à região sul de Moçambique.

O Governo de Moçambique quer que a rede elétrica de Cahora Bassa e energias renováveis cheguem aos 128 distritos até finais deste ano.

Com informações de Deutsche Welle