Unilab recebe comitiva da Universidade Unizambeze, de Moçambique

Data de publicação  20/03/2014, 17:35

comitiva-unizambeze-moçambique-unilab-1

A Unilab recebeu nesta quinta-feira (20) representantes da Universidade Zambeze (Unizambeze) para uma visita institucional. A instituição de ensino superior é localizada na cidade da Beira, província central de Sofala, em Moçambique, e tem uma característica similar à Unilab, que é a de interiorização da educação pelo país.

comitiva-unizambeze-moçambique-unilab-2

comitiva-unizambeze-moçambique-unilab-3

Estiveram presentes o reitor prof. Nobre R. Santos, a vice-reitora para a área acadêmica, profª. Ana Monteiro, o diretor da faculdade de Ciências Agrárias, prof. Pedro Fernando Chume e a responsável pelo setor de cooperação, profª. Gloria Naiene. A comitiva estrangeira foi recebida pela reitora da Unilab, profª. Nilma Lino Gomes, pelo vice-reitor, prof. Fernando Afonso Ferreira e pelos pró-reitores da instituição. “A visita do reitor da Unizambeze e sua comitiva é importante para aperfeiçoar os laços de cooperação entre as universidades, fortalecer nossas propostas de mobilidade e de aproximar a Unilab da realidade dos países parceiros, em especial, nesse momento, Moçambique, e principalmente, da região central do país onde se localiza a Unizambeze. Desenvolvemos algumas ações de cooperação e vamos começar a implementar já neste ano de 2014 e isso vai reverter para a instituição de forma positiva”, disse a reitora da Unilab, profª. Nilma Lino Gomes.

comitiva-unizambeze-moçambique-unilab-5

comitiva-unizambeze-moçambique-unilab-6

No primeiro momento, os visitantes participaram de uma reunião com a equipe da reitoria da Unilab, a qual ambas instituições foram apresentadas. Em seguida, a comitiva visitou as obras dos Campi das Auroras e dos Palmares e, na sequencia, houve mais um encontro entre os representantes das universidade com o objetivo de fortalecer as relações. Para o prof. Nobre R. Santos, “esse é um momento de cooperação e um início de relação consolidada. A princípio, estamos examinando alguns eixos por onde possamos caminhar juntos. As duas universidades são recentes e esperamos que possamos traçar projetos em parceria. Estamos buscando desenvolver ações, sobretudo na mobilidade de docentes, alunos e técnicos administrativos”.

Para o Pró-Reitor de Relações Institucionais, Cássio Rubio, “esse é um encontro essencial por ser com uma universidade de um país parceiro. Estamos buscando estabelecer parcerias para os processos de mobilidade e internacionalização. A Unilab e a Unizambeze tem características parecidas, como por exemplo, serem instaladas em regiões onde não haviam ensino superior. Por isso, esse encontro é rico em troca de experiências”. Segundo a vice-reitora para a área acadêmica da universidade Moçambicana, “profª. Ana Monteiro, “a Unilab e a Unizambeze são instituições novas que tem um contexto de formação parecido em contribuir com os estudantes do interior do país”.

comitiva-unizambeze-moçambique-unilab-4

destaque