Encontro sobre Genotoxicidade e Mutagenicidade reúne pesquisadores, professores e estudantes
O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) iniciou na tarde desta sexta-feira (16) o “I Curso Teórico/Prático sobre Genotoxicidade e Mutagenicidade da Unilab: estado da arte, aplicações e legislação”. O evento tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica sobre temas referentes à vigilância em saúde nos aspectos genotóxicos e mutagênicos, além de promover uma atualização das discussões sobre o tema, especialmente o que diz respeito as novas tecnologias da área.
Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rúbio, representando a reitora Nilma Gomes; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Barbosa Marinho; a pró-reitora de Graduação, Andréa Gomes Linard; a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Soares Chaves; o secretário de saúde do município de Redenção, Jadson Ferreira Mota; o representante da Secretaria de Saúde do município de Acarape, Josiane Da Silva Santos; e o coordenador do evento, Washington Barros.
O pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rúbio, que na ocasião estava representando a reitora Nilma Gomes, parabenizou a iniciativa dos professores do ICS em organizar o evento e falou sobre a relevância da proposta. “Esse encontro se inicia com uma vertente mais teórica e científica, perpassa por questões relacionadas à indústria e à sociedade, até chegar a uma abordagem relacionada à legislação em nosso país. Acredito que essas discussões trarão a nossa comunidade acadêmica uma visão ampla e multidisciplinar”, ressaltou.
A diretora do ICS, Emília Soares Chaves, falou sobre a atualidade do assunto. “Esse tema tem grande relevância no mundo que se vive hoje. Atualmente, existem muitas doenças que ainda desconhecemos as possíveis causas. A população mundial está adoecendo mais. Então, esse é uma oportunidade para refletir sobre essas questões e vislumbrar possibilidades de novas pesquisas e atividades de extensão. Tenho certeza que as discussões serão muito ricas”, afirmou.
O coordenador do evento e professor do Instituto de Ciências da Saúde, Washington Barros, destacou a importância de discutir o tema e reunir pesquisadores, professores e estudantes. “Regionalmente, estamos expostos a produtos químicos, por exemplo, agrotóxicos ou fitossanitários, que podem promover danos ao material genético humana de forma direta ou direta. O nosso anseio é que todos possam aproveitar o máximo dessa oportunidade, para ampliar conhecimentos, definir caminhos, fortalecer parcerias e crescer profissionalmente”, comentou.
As atividades acadêmicas do evento iniciaram com a palestra do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bruno Coêlho Cavalcanti, sobre o tema “Genotoxicidade e Mutagenicidade”. Em seguida, participaram a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Dinara Jaqueline Moura, que falou sobre “Genética Toxicológica”. A palestra de encerramento desta sexta-feira (16) foi realizada pelo professor da Universidade Federal do Pará, André Salim Khayat, sobre o assunto “Carcinogênese e Mutagênese”.
O evento tem continuidade neste dia 17 e 19, sendo que no dia 19, as atividades ocorrerão na UFC. Confira a programação abaixo: