Unilab comemora três anos de inauguração e Dia da África

Data de publicação  23/05/2014, 15:21
mesa-abertura-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Mesa composta por representantes das categorias da universidade

No dia 25 de maio, a Unilab completa 3 anos de funcionamento oferecendo um ensino superior de qualidade para estudantes brasileiros e de outros países que tem a Língua Portuguesa como oficial. Para isso, nesta sexta-feira (23), a instituição realizou uma solenidade comemorativa para toda a comunidade acadêmica, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção.

A universidade deu início às suas atividades letivas no dia 25 de maio de 2011, no Campus da Liberdade, em Redenção (CE), em consonância com o Dia da África, quando se festeja a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), criada em 1963. Além disso, 2011 consagrou-se como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, pela Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 2009.

apresentacao-cultural-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Estudantes guineenses Karin e Marmário Nunes

apresentacao-rap-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Estudante Dimas Capivara, de São Tomé e Príncipe

A solenidade teve início ao som do berimbau dos estudantes Karin e Marmário Nunes, de Guiné-Bissau. Em seguida, a programação continuou com apresentações artísticas de estudantes da Unilab. Houve a apresentação de rap pelos estudantes Dimas Capivara, de São Tomé e Príncipe, e Aloísio Gonçalves, de Angola; recitação da poesia “Tempo Inverno” do estudante brasileiro Gerson Alves; da dança do Grupo África Brasil, de Cabo Verde; da música “Sou apenas um homem” com o estudante moçambicano Joel Napita; da dança “Kakehe” com os estudantes de Timor-Leste; e da poesia “Somos irmãos” recitada pelos estudantes guineenses Joselino Guimarães e Juel Silva, aplaudida de pé por todos.

apresentacao-cultural-timor-leste-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Dança “Kakehe” com os estudantes de Timor-Leste

apresentacao-danca-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Grupo África Brasil, de Cabo Verde

recitacao-poesia-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Estudantes guineenses Joselino Guimarães e Juel Silva recitando a poesia “Somos irmãos”

Após as apresentações, a mesa se compôs com representantes das categorias da universidade com os seguintes membros: reitora da Unilab, prof.ª Nilma Lino Gomes; vice-reitor, prof. Fernando Afonso Ferreira; representante dos docentes, prof. Carlos Tavares; representante dos servidores técnico-administrativos, Fábio Paulino; e do representante dos estudantes, Joselino Guimarães. Na sequência, a solenidade prosseguiu com a palestra “Globalização 4.0 – Versão Beta” ministrada pelo convidado prof. Rogério José Uthui, reitor da Universidade Pedagógica, em Moçambique.

reitor-universidade-pedagogica-rogerio-jose-uthui-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Prof. Rogério José Uthui, reitor da Universidade Pedagógica, em Moçambique

Após a palestra, a reitora da Unilab explanou o que é integração internacional afirmando que a Unilab é um campo acadêmico e político. “Isso nos coloca diante do desafio de não nos esquecermos da história e dos ensinamentos transmitidos pelos nossos ancestrais. Para que a Unilab consiga realizar sua missão institucional de integração internacional na perspectiva da cooperação Sul-Sul nós não podemos perder o foco”, afirmou.

assinatura-acordo-cooperaca-unilab-e-universidade-kimpa-vita-angola-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-

Reitora da Unilab, profª. Nilma Gomes, e reitor da Universidade Kimpa Vita, de Angola, prof. Carlos Diakanamwa, assinando termo de cooperação

emilia-chaves-entrega-documento-curso-medicina-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Reitora da Unilab e diretora do Instituto de Ciências da Saúde, prof.ª Emilia Chaves, na entrega do Projeto Político-Pedagógico (PPC) do curso de Medicina

A comemoração do aniversário da Unilab teve continuidade com a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Unilab e a Universidade Kimpa Vita, de Angola, assinado pela reitora profª. Nilma Lino Gomes e pelo reitor, prof. Carlos Diakanamwa. Ainda fazendo parte da comemoração dos três anos de funcionamento, a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, prof.ª Emilia Chaves, entregou o Projeto Político-Pedagógico (PPC) do curso de Medicina na Unilab. Na oportunidade, foi anunciado a implantação do curso de medicina nos campi da Bahia e do Ceará.

vice-reitor-fernando-afonso-e-reitora-aniversario-03-anos-da-unilab-2014-editada-

Reitora e vice-reitor da Unilab, profª. Nilma Lino Gomes e prof. Fernando Afonso Ferreira

Após a entrega do PPC, teve a execução do hino integrado dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com trechos do hino de cada país, por ordem alfabética, concluindo com o hino brasileiro. A solenidade de comemoração foi encerrada pela reitora, profª. Nilma Lino Gomes.