Ação Movimenta: Artista cabo-verdiana participa de residência artística da Unilab

Data de publicação  28/05/2014, 11:28
Artista misa ao lado de uma das participantes da oficina no Cras de Redenção.

A artista visual, ativista cultural e poetisa, Misa, de Cabo Verde, está na Unilab para participar de uma residência artística dentro da programação da 2ª edição do Movimenta, ação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex). A proposta desta residência é desenvolver atividades de artes visuais com estudantes da Unilab e pessoas das comunidades do Maciço de Baturité, através da realização de oficinas e vivências que despertem a produção artística.

Encontro com adolescentes do Cras de Redenção.

Oficina com o grupo de mulheres do Cras de Redenção.

Misa, que está em Redenção desde o dia 21 de maio e segue até o próximo dia 11, já realizou atividades com grupos de adolescentes e de mulheres ligados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e ainda irá desenvolver ações com o grupo de idosos do Cras. A proposta, denominada por ela como “arte da aproximação”, busca incentivar a criatividade para fortalecer os laços culturais. “A ideia é promover o diálogo e fazer surgir o interesse pelo outro através da arte e a partir de suas próprias escolhas, tornando a arte algo acessível, gratuita e intuitiva, como uma criação do interior para o exterior”, explicou.

Realização de instalação efêmera com os adolescentes do Cras.

No decorrer dos encontros com os estudantes da Unilab e com as pessoas da comunidade, serão desenvolvidas atividades de teatro, artes visuais, intervenções artísticas e instalações efêmeras.

Misá se reúne com a reitora da Unilab.

Misa se reúne com a reitora da Unilab.

Participação de Misa na 2ª Semana da Enfermagem da Unilab.

Nesta terça-feira (28), Misa se reuniu com a reitora Nilma Gomes e com a pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex), Analu Silva Souza, para apresentar a proposta da residência artística e das primeiras impressões que a artista teve sobre as ações que desenvolveu com as pessoas da comunidade e com os estudantes da universidade. Ela também participou da programação da 2ª Semana da Enfermagem da Unilab.

Próxima atividade

Neste dia 29, das 14h às 16h, os estudantes da Unilab estão convidados a participar de uma oficina de artes visuais, que ocorrerá na Rádio Rosal da Liberdade (Rua Marechal Deodoro, nº 100), em Redenção. Não é necessário realizar inscrição prévia. Também está prevista uma visita ao Museu Comunitário da Serra do Evaristo.

Culminância

Com o objetivo de promover o encontro dos participantes das oficinas e conhecer as produções realizadas ao longo desses dias de atividades, será realizada no dia 11 de junho uma culminância, em que estarão presentes os diferentes grupos para um momento de troca de experiências e convivência cultural. A programação ocorrerá durante todo o dia, no Pátio do Bloco Administrativo, no Campus da Liberdade, em Redenção.

Mais informações sobre Misa:

www.portomadeira.org.

www.misacaboverde.com