Quarta Cultural Maciço de Arte comemora independência de Moçambique
Iniciado com o hino nacional de Moçambique, a programação realizada pelos estudantes em comemoração ao Dia da Independência do país proporcionou integração e alegria, além de expor a cultura de Moçambique. O evento aconteceu na última quarta-feira (25) no pátio administrativo do Campus da Liberdade.
De forma irreverente, os estudantes moçambicanos do curso de Engenharia de Energia, Shakil Ribeiro e Fausta Joaquim, conduziram as apresentações que destacaram as principais características culturais, políticas e artísticas de Moçambique. Na abertura, a pró reitora de extensão, arte e cultura, Ana Lúcia Souza, afirmou que “essa é uma data importante e uma alegria para todos, não só para os moçambicanos”. Na composição da mesa, esteve presente também a estudante Susana Sengo, recém chegada na universidade, representando a comunidade dos discentes.
A programação teve continuidade com o prof. Carlos Subuhana em que explanou sobre a história de Moçambique, destacando pontos da economia, política e geografia. Na oportunidade, o professor parabenizou os estudantes pela iniciativa. Na sequência, o prof. Luís Tomás Domingos fez um breve relato sobre o contexto histórico da independência, ressaltando “que muitos morreram para a liberdade de todos”. No momento de sua fala, o professor promoveu exaltação a todos os países que compõe a Unilab, assim como contra o racismo e contra a discriminação.
A comemoração continuou com atividades musicais, declamação de poesia, danças, exibição de vídeo e desfile cultural, em homenagem aos países que falam a Língua Portuguesa, em especial, a cultura africana. Durante o evento, foi servido um bolinho típico de Moçambique, o gulano, degustado por todos os presentes.
Essa ação fez parte da Quarta Cultural Maciço de Arte, da Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).
Veja abaixo algumas imagens do desfile intercultural, representando costumes e trajes dos países que integram a Unilab: