Círculo de Diálogos Interculturais reúne pesquisadores renomados na área da educação

Data de publicação  10/07/2014, 11:33

Destaque Ecoss - Diálogos

Nos dias 17 e 25 de julho, ocorrerá o Círculo de Diálogos Interculturais com a participação de pesquisadores renomados na área da educação. Na quinta-feira (17), o tema será “África Ensinando a Gente: (re)leituras de experiências educacionais nos PALOP”, com a presença de Sérgio Guimarães e Florenço Varela, às 19h, no Pátio do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade. Já na sexta-feira (25), o tema será “Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências”, em que será ministrado pore Douglas Verrangia, às 10h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade.

Sérgio Guimarães é autor de vários livros com Paulo Freire; Florenço Varela é presidente do Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde; e Douglas Verrangia é consultor da Unesco na área Relações Etnicorraciais. Os respectivos currículos estão abaixo.

A atividade dará certificados aos participantes e é uma ação integrada do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (ECOSS); Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); Programa ProDocência; Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN); e Instituto de Humanidades e Letras (IHL); com o apoio de algumas pró-reitorias.

Os discentes dos cursos de licenciatura de Ciências da Natureza e Matemática e Letras devem se inscrever no link abaixo, uma vez que os certificados serão emitidos pela Coordenação do Projeto Prodocência, do Programa de Consolidação das Licenciaturas.

Currículos:

Sérgio Guimarães

Sérgio Guimarães, ao lado de Paulo Freire

Tem Bacharelado em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É docente convidado de Psicodrama Clínico na Faculdade de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Buenos Aires e docente colaborador dos seminários sobre psicodrama no Serviço de Extensão dessa faculdade desde 2012. (Currículo)

Douglas Verrangia

É Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2000), Mestre (2004) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Educação pelo PPGE-UFSCar com estágio doutoral na City University of New York (CUNY) (2009). Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Elaboração de Currículos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de conceitos científicos e relações sociais, com ênfase nas relações etnicorraciais. Participou recentemente da equipe de coordenação do Programa “São Paulo Educando pela Diferença para a Igualdade”, que ofereceu cursos de formação continuada para mais de 15.000 professores da rede estadual de São Paulo. É consultor da UNESCO na área Relações Etnicorraciais, atualmente, trabalhando no programa “África-Brasil: caminhos cruzados”, que reeditou, no Brasil, a coleção “História Geral da África”. É professor adjunto do Dep. de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos.

Florenço Mendes Varela

Possui mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Caen, Normandia, França (1993) e frequentou o doutoramento em Educação na Universidade de Caen (1994-1999). Tem experiência na área de educação com ênfase na formação de formadores, educação e aprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento comunitário. Participou em seminários, conferências, estudos e avaliação de programas de educação e formação de jovens e adultos em África, na Europa e América Latina. É educador, estudioso do legado de Paulo Freire, foi professor de Pedagogia na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (2001 – 2004) e Deputado da Assembleia Nacional (2001 – 2004). Membro de algumas organizações socioprofissionais, foi diretor geral de Educação e Formação de Adultos (2004-2012) e, atualmente, é presidente do Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde.