Estudantes do Curso de Bacharelado em Humanidades (BHU) visitam escolas indígenas

Data de publicação  19/08/2014, 14:30

1

Estudantes do Curso de Bacharelado em Humanidades (BHU) visitaram escolas indígenas na cidade de Canindé com o objetivo de entender o lugar social da História da Educação Indígena no Ceará. Além da Escola Indígena do Kanindé da Aratuba e Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Manoel Francisco dos Santos, os estudantes visitaram ainda o Museu da História e Memória Kanindé.

A atividade fez parte dos estudos da disciplina de Educação e Sociedade 2, ministrada pelo prof. Roberto Kennedy que aborda a interculturalidade, principalmente,  sob o foco da articulação entre a cultura indígena e o processo da escolaridade formal brasileira.

Para o prof. Kennedy, “a iniciativa visa promover análises sobre a memória socialmente compartilhada dos povos indígenas que reivindicam politicamente sua etnicidade ancestral no território cearense e sua luta pela demarcação de suas terras. É necessário desenvolvermos uma analise dos povos indígenas do Nordeste, evidenciando suas disputas no presente, por um futuro que se materializa num histórico”.