Avaliadores fazem visita à Unilab para o processo de reconhecimento do curso de Engenharia de Energias
Nestes dias 21 e 22 de agosto, a Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está na Unilab para realizar o processo de reconhecimento do curso de Engenharia de Energias, ligado ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS). Este procedimento ocorre entre 50% e 75% da integralização da Graduação e é condicionante para emissão dos diplomas de conclusão do curso.
Na manhã desta quinta-feira (21), os avaliadores Ricardo Shitsuka (Universidade Federal de Itajubá) e Dário Moreira Pinto Júnior (Centro Universitário de Barra Mansa – RJ) se reuniram com a pró-reitora de Graduação, Andrea Linard; com o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, Alexandre Costa; com o diretor do IEDS, George Mamede; com o coordenador do curso de Engenharia de Energias, Cícero Saraiva; e com a chefe da Seção de Informação e Indicadores Institucionais, Vitória Ramos. Na ocasião, a equipe da universidade fez uma apresentação institucional, mostrando o histórico, o número de alunos e servidores, a infraestrutura, além de informações sobre o andamento do curso de Engenharia de Energias. A reunião ocorreu na Unidade dos Palmares, em Acarape, onde funciona o curso.
De acordo com o coordenador do curso, Cícero Saraiva, esse momento está sendo organizado desde novembro do ano passado, quando deu início o processo de avaliação. “Essa é a etapa mais importante para a consolidação do curso. A partir desse momento, vamos melhorar ainda mais o rendimento do curso”
A programação continuou durante a tarde com realização de uma visita às instalações da universidade. Em seguida, a comissão participou de reuniões com diversas categorias da comunidade acadêmica, como a Comissão Própria de Avaliação, os docentes e discentes do curso e o Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE).
Nesta sexta-feira (22), os avaliadores fizeram um trabalho interno, em que foram analisados documentos institucionais e específicos do curso, tendo como referência o instrumento de avaliação de curso.
Ao final da visita, a comissão se reuniu com a reitora da universidade, Nilma Gomes. Neste momento, também esteve presente a equipe da universidade que acompanhou a comissão durante estes dois de atividades na Unilab. Na ocasião, os avaliadores agradeceram a acolhida e falaram, de maneira geral, as impressões que tiveram sobre a instituição.
No mês de setembro, serão também avaliados os cursos de Ciências da Natureza e Matemática e Bacharelado em Humanidades.