Unilab abre processo seletivo dos cursos de Graduação para canditados do Timor-Leste

Data de publicação  08/09/2014, 09:39

Destaque Timor LesteA Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) torna pública a abertura de inscrições para candidatos do Timor-Leste interessados em participar do Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros 2014.2 da universidade, para o ingresso no 3º período letivo de 2014 e no 1º período letivo de 2015. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 15 e 19 de setembro (preenchimento de formulário online) e entrega de documentação até o dia 22 de setembro.

Poderão concorrer a uma vaga neste processo os candidatos estrangeiros que: a) tiverem nacionalidade e forem residentes no Timor-Leste; b) tenham 18 anos completos até 31 de dezembro de 2014 (não há limite de idade para esta seleção); c) concluíram o Ensino Secundário (Médio) até o último dia de inscrição neste processo; d) não tenham sido beneficiados com qualquer bolsa ou programa do Estado brasileiro; e) não tenham concluído qualquer curso superior em instituição pública no Brasil.

As inscrições serão realizadas em duas etapas. Na primeira etapa, o candidato deve preencher o formulário eletrônico de inscrição no Sistema de Seleção de Estrangeiros (Selest), disponível em: http://selest.unilab.edu.br/. Para efetivar esta etapa, o candidato deverá digitalizar a página de identificação do Passaporte ou Bilhete de Identidade (BI), com foto, e fazer o upload conforme as orientações na página eletrônica do Selest. Após o preenchimento deste formulário, o candidato deverá conferir as informações registradas, imprimi-lo e assinar a cópia impressa.

Na segunda etapa, o candidato deve entregar os documentos exigidos no edital na Missão Diplomática Brasileira em Díli. A entrega de documentos na Embaixada Brasileira poderá ser realizada até o dia 22 de setembro, respeitando-se o horário de funcionamento do Setor responsável pelo recebimento da documentação.

Vagas e cursos
Para o ingresso em 2014.3, com início previsto para fevereiro de 2015, serão ofertadas oito vagas, de acordo com a distribuição a seguir:

Ingresso Local de Oferta Curso Vagas
2014.3(início em fevereiro de 2015) São Francisco do Conde (Bahia) Humanidades 1
Acarape e Redenção (Ceará) Administração Pública 1
Agronomia 1
Enfermagem 1
Engenharia de Energias 1
Humanidades 1
TOTAL DE VAGAS 8

Para o ingresso em 2015.1, com início previsto para junho de 2015, serão ofertadas 12 vagas para os seguintes cursos:

Ingresso Local de Oferta Curso Vagas
2015.1(início em junho de 2015) Bahia Humanidades 1
Ceará Administração Pública 1
Agronomia 1
Ciências Biológicas 1
Enfermagem 1
Engenharia de Energias 1
Física 1
Humanidades 1
Matemática 1
Química 1
TOTAL DE VAGAS 12

Bonificações
Os candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Secundário (Médio) em escola pública no seu país e/ou sejam do sexo feminino terão uma bonificação de 10% que incidirá a Nota Final de Classificação (Fator Ação Afirmativa). Também há o Fator Correlação, que se refere à bonificação de 20% que incidirá sobre a Nota Final de Classificação (NFC) baseada na relação entre a Área do Ensino Secundário, definida pela Comissão de Avaliação de Históricos, e o curso de 1ª opção pretendido, escolhido no procedimento de inscrição, no Selest.

Informações importantes
As taxas e os pagamentos referentes a cópias de documentos, autenticações em cartório e em serviços consulares, emissão de passaporte e de visto, passagens para o Brasil são de inteira responsabilidade do candidato. Além disso, a organização e os trâmites referentes à busca de moradia também são de exclusiva responsabilidade dos estudantes.

A matrícula do candidato aprovado neste processo não o habilita a receber qualquer modalidade de bolsa ou de auxílio assistencial na Unilab. Em caso de aprovação, o candidato matriculado poderá concorrer às bolsas de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão, bem como aos auxílios de assistência estudantil de acordo com as regras e editais a serem publicados pela universidade. Para saber mais sobre bolsas, acesse www.unilab.edu.br/bolsas e sobre auxílios, acesse: www.unilab.edu.br/auxilios.

Evento Data / Período
Período de Inscrições Preenchimento de Formulário eletrônico 15 a 19 de setembro de 2014
Entrega de documentos de inscrição na embaixada 15 a 22 de setembro de 2014
Aplicação de provas(As datas, os locais e os horários serão confirmados pela Embaixada brasileira e divulgados no site da Unilab) 01 a 08 de outubro de 2014