Unilab participa da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data de publicação  05/12/2014, 16:20

Destaque bienal do livroA Unilab participa, de 06 a 14 de dezembro, da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. No Centro de Eventos do Ceará, onde ocorre a Bienal, há um stand decorado com as bandeiras dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que é um espaço de convivência para divulgação da Unilab, apreciação e lançamento de livros de professores, assim como apresentações diversas.

Além do stand, há toda uma programação com encontros e mesas para debater questões relativas à africanidade, literatura, usos da língua portuguesa e questão de gênero, entre outras.

A programação do dia 8 ocorre na sala Momentos (sala 3/4), Mezanino 2. Das 10h às 16h haverá o Encontro CPLP-Unilab, que compreende duas mesas de debate. A primeira delas vai até meio-dia, com o título “Literatura e História; Imagens do colonizado e do colonizador”. Participam os debatedores Ungulani Ba Kha Kosa (Moçambique) e Eduardo Quive (Moçambique), com moderação de Denise Rocha e Fernando Afonso Ferreira Júnior, da Unilab.

Já às 14h, ocorre a mesa “Literatura e Mulher; Evocações da ancestralidade e da diáspora”, com Conceição Evaristo (Brasil), Margarida Fontes (Cabo Verde) e moderação de Denise Rocha e Monalisa Valente Ferreira, da Unilab.

No dia 9, a programação segue na sala Momentos. A primeira mesa, com início às 10h, chama-se “Literatura e nação: passado, presente e futuro”, com Goretti Pina (São Tomé e Príncipe) e moderação do professor Leandro de Proença Lopes, da Unilab. Pela tarde, a partir das 14h, o debate girará em torno do tema “Português: língua oficial?”, com Manuel Casqueiro (Guiné-Bissau), Nuno Camarneiro (Portugal) e moderação professora Cláudia Ramos Carioca, da Unilab.

No dia 13, a sala Contos Escolhidos (sala 2), no Mezanino 2, às 15h, recebe a mesa “A (in)visibilidade da escritura de mulheres negras no cenário da tradição literária”, com Conceição Evaristo, Goretti Pina, professora Jo-A-mi (Unilab) e mediação da professora Vânia Vasconcelos.

Transporte

Um ônibus da universidade levará os alunos da Unilab para o evento. É preciso se inscrever no Instituto de Humanidades e Letras (IHL).

Café com Letras temático: Bienal fora da Bienal

O projeto Café com Letras da quarta-feira, 10 de dezembro, apresenta a programação especial “Bienal fora da Bienal”, com a mesa “Literatura e História: imagens do colonizado e do colonizador”. Como convidados, participam Luis Cardoso Takas (Timor Leste), Ungulani Ba Kha Kosa (Moçambique), Emílio Tavares Lima (Guiné-Bissau) e Eduardo Quive (Moçambique). A moderação fica por conta das professoras da Unilab, Cláudia Carioca e Denise Rocha. Será às 16h, no anfiteatro da Unilab.