Docentes da Unilab têm projetos de pesquisa aprovados em chamadas públicas

Data de publicação  09/12/2014, 16:22

Dois projetos de pesquisa de docentes da Unilab foram aprovados em chamadas públicas: o projeto de pesquisa “Usos e Sentidos do Kongo nos discursos nacionalistas de Angola e República Democrática do Congo”, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL); e o projeto “Implantação e estruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica em uma universidade de cooperação científica internacional”, dos institutos de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) e de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds).

O projeto de pesquisa “Usos e Sentidos do Kongo nos discursos nacionalistas de Angola e República Democrática do Congo”, coordenado pela professora Larissa Gabarra, foi aprovado na Chamada Pública nº22/2014, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Faz parte de um projeto guarda-chuva, intitulado “Usos e sentidos do Kongo nas resistências africanas no Brasil e África”, registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

A pesquisa tem como colaborador o professor Fábio Baqueiro Figueiredo, também do IHL e membro do grupo de pesquisa “África Contemporânea nas relações globais”, registrado no CNPq. Como colaborador internacional, conta com o pesquisador linguista Jacky Maniacky, chefe da sessão Sociedade e Cultura, do Museu Real da África Central, em Tervuren, Bélgica, no qual a professora Larissa Gabarra também já trabalhou.

Já o projeto “Implantação e estruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica em uma universidade de cooperação científica internacional” foi aprovado na chamada pública nº92/2013, do CNPq. Contemplado na linha 1, com orçamento de R$ 197.210, terá duração de 24 meses.

O projeto foi elaborado pelos professores do Icen, Aristeu Rosendo, Aluísio Marques e Regilany Paulo, e pelo professor do Ieds, John Herbert.

Criado em dezembro de 2013, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) busca promover a a gestão de políticas de inovação, o fortalecimento de atividades de proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia. Com o projeto recém-aprovado, a ideia é implantar e capacitar núcleos em instituições científicas e tecnológicas públicas e privadas sem fins lucrativos.

“O NIT se confira um marco importante no processo de fortalecimento das ações de Inovação Tecnológica de nossa universidade. A Unilab desenvolverá neste projeto ações voltadas a construir uma cultura institucional de proteção ao conhecimento gerado pelos pesquisadores brasileiros e estrangeiros e estimulará cada vez mais o desenvolvimento de pesquisas em parcerias com pesquisadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo como produto final apresentar à sociedade elementos de criações, produtos licenciados e inovações nas mais diversas áreas do conhecimento”, detalham os autores.