Palestra do Projeto de Extensão Café com Letras discute Sistema de Tradução Automática

Data de publicação  26/01/2015, 12:57

Café com letras 2

No próximo dia 29, o professor da Unilab Tiago Martins da Cunha ministrará a palestra “Um sistema de tradução automática híbrido: suas etapas e aplicações” na programação do Projeto de Extensão Café com Letras. O encontro ocorrerá às 16h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção.

Durante a palestra, o professor convidado irá apresentar o resultado da sua tese de doutorado em Linguística, em que produziu um Sistema de Tradução Automática. A Tradução Automática é uma área de estudos da Linguística Computacional e agrupa um vasto conjunto de ferramentas e estratégias para combinar conhecimento linguístico e processos computacionais. O sistema proposto é formado por estratégias híbridas entre os princípios linguísticos e aplicações matemáticas. Desta forma, o fluxo da informação, desde sua entrada no sistema até sua saída, pode ilustrar grande parte dos possíveis caminhos de estudo da linguística computacional.

Sobre o palestrante:

Professor Tiago Martins

Tiago Martins da Cunha é graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem mestrado em Linguística Aplicada pela Uece e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com a pesquisa sobre Linguística Computacional e Tradução Automática. Atualmente é professor adjunto da Unilab.