Palestra sobre “Geopolítica e territorialidade quilombola na Bahia” acontece nesta sexta-feira (10), no Malês

Data de publicação  07/04/2015, 15:02

Acontece na próxima sexta-feira (10) o seminário “Territorialidade e direitos étnicos raciais: desafios dos estudos, pesquisas e execução das políticas públicas”. O evento será realizado no auditório do Campus dos Malês, às 14h30.

A palestra será ministrada pelo professor Diosmar Filho que realizou estudo sobre “A geopolítica do estado nacional e a territorialidade quilombola na Bahia no século XIX”. Na sequência, o debate será conduzido pelo professor da Unilab, Acácio Almeida.

O seminário está sendo realizado pelo Grupo de estudo, extensão e pesquisa: políticas públicas, igualdade racial, desenvolvimento e territorialidade, coordenado pela professora Matilde Ribeiro, com o apoio de professores, alunos e técnico-administrativos.

Sobre o professor Diosmar Filho:

diosmar_filho_1
Geógrafo, mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa – Historicidade do Estado e do Direito: interações sociedade e meio ambiente (UFBA). Pesquisador do Projeto Extensão (CAPES) – Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais em Minas Gerais: Visibilização e Inclusão Sociopolítica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E do Projeto de Pesquisa – CNPq – Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial na Bahia: indígenas e quilombolas Grupo de Pesquisa GeografAR (UFBA). Na docência, atuou como professor substituto de Geografia no Departamento de Geografia Instituto de Geociências (UFBA). Na gestão pública estadual exerceu as funções de coordenador e assessor para povos e comunidades tradicionais na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e a Secretaria Estadual e Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI). Responsável pela gestão do Projeto BRA/07/015 – Cooperação Técnica Internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a coordenação dos Projetos Fortalecimento Institucional de Gestão das Águas, do Governo do Brasil, com as Repúblicas de Cabo Verde e Democrática de São Tomé e Príncipe e Coordenador de Políticas para Quilombo na Bahia. Foi consultor nacional PNUD, colaborando com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) na regulamentação da Consulta Prévia da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito do Governo Federal. Áreas de conhecimento: Geografia Política, Estado, Território, Territorialidade Quilombola, Política Pública e Cooperação Sul-Sul. (Informações do Currículo Lattes)