Projeto de Extensão Café com Letras discute a historicidade dos textos gregos do Novo Testamento

Data de publicação  12/05/2015, 10:49
Roque Albuquerque, professor na Escola Teológica Charles Spurgeon (ETCS).

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas apresenta, nesta quinta-feira (14), a partir das 16h, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “Deus em questão: a historicidade dos textos gregos do Novo Testamento”. A tema será apresentado e debatido pelo Prof. Roque Albuquerque, professor na Escola Teológica Charles Spurgeon (ETCS).

De acordo com o prof. Albuquerque, a historicidade dos textos gregos e a inclusão de discussão sobre os manuscritos do Novo Testamento (NT) não tem sido tão frequentes na academia. “Isso ocorre devido em parte à pressuposição de que os documentos gregos do NT não são fontes confiáveis devido à impossibilidade de verificar com os originais quais leituras realmente foram escritas por seus autores primitivos. Diante de tantas variações, a questão da confiabilidade fica em cheque”, explica o prof.

Ainda na visão de Roque Albuquerque os textos gregos são, sim, fontes confiáveis. “A presente abordagem visa mostrar que os textos do NT possuem um teor de confiança elevado e que se comparados com os escritos clássicos, especialmente, o mais digno de comparação (Homero) em termos textuais, os documentos do NT possuem um nível de credibilidade textual dez vezes maior que qualquer um dos escritos clássicos”, garante Albuquerque.

O palestrante e o projeto:
Roque Albuquerque é pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem doutorado no Central Seminary (EUA). Fez mestrado em Teologia – Curso Livre pelo Seminário Batista do Sul do Brasil (Rio de Janeiro/RJ) e Especialização em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (Crato/CE). Traduziu para a língua portuguesa o livro “Gramática Grega do Novo Testamento: Uma Sintaxe Exegética”. Atualmente é deão acadêmico e professor na Escola Teológica Charles Spurgeon (Fortaleza/CE).

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua terceira edição (2014-2015), está sendo organizado pela Profa. Cláudia Ramos. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.