SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Desfile das Forças Armadas celebra 40 anos de independência do país

Data de publicação  15/07/2015, 10:52

banderia-saotomeeprincipe

O 40º aniversário da independência de São Tomé e Príncipe foi celebrado com um desfile das Forças Armadas, num ambiente de alegria e esperança num futuro melhor para o país.

A identidade dos são-tomenses esteve no centro do desfile cultural e profissional das Forças Armadas que aconteceu na Praça da Independência, no centro da capital, São Tomé. Foi um dos momentos mais animados da festa que celebrou o aniversário de independência do país.

No cortejo estiveram presentes vários elementos que fazem parte da cultura do país: desde brinquedos inventados e construídos por crianças, até à demonstração das potencialidades em termos de recursos humanos e naturais, com a apresentação da diversidade de produtos agrícolas, pecuários e pesqueiros, passando por muitas outras diferentes manifestações culturais.

O desfile das Forças Armadas contou com dois contingentes de países vizinhos: Gabão e Guiné Equatorial. Países que acolheram os militantes nacionalistas de São Tomé e Príncipe na luta pela independência nacional.

O Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, esteve presente nas celebrações, e destacou algumas das conquistas alcançadas nestas quatro décadas, sublinhando que a independência valeu a pena e que “somos capazes de conquistar um futuro de progresso, desenvolvimento e justiça social”, disse ele.

O chefe de Estado recusou que tenham “falhado” os seus esforços para um consenso político, e insistiu ainda na necessidade de se apostar no diálogo: “Temos de saber também construir pontes entre nós próprios, independentemente das diferenças, num permanente diálogo construtivo e gerador de consensos estratégicos que permitam ao país construir um futuro melhor, o futuro com que todos sonhamos desde que conquistamos a independência. Sem diálogo não há democracia nem coesão social”, acrescentou.

O ato contou com a presença de várias entidades estrangeiras, com destaque para: o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca; o segundo vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mangue; o primeiro-ministro do Gabão, Daniel Ona Ondo; o ministro angolano da Administração do Território, Bornito de Sousa; o ministro argelino do Ordenamento do Território, do turismo e do Artesanato, Amar Ghoul; o secretário de Estado português da Cooperação, Luís Campos Ferreira; e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Simon Chen.

Fonte: Deutsche Welle – África