Roda de bate-papo sobre músicas africanas acontece neste sábado (18), nos Malês

Data de publicação  15/07/2015, 10:27
DJ´s : Sankofa e Dudoo Caribe

DJ´s: Sankofa e Dudoo Caribe

Neste sábado (18), no auditório do Campus dos Malês, às 14h, acontece uma roda de bate-papo com o “Sistema Kalakuta”, composto pelos DJ´s Sankofa e Dudoo Caribe. A dupla realiza um trabalho de formação de público, propagação e difusão da música africana.

Após o encontro, haverá uma apresentação da dupla, às 17h, no Mercado Cultural de São Francisco do Conde/BA. Antes deles, entre outras atrações, como, por exemplo, grupos de danças africanas, o grupo de hip-hop “Bota a Fala”, composto por estudantes da Unilab, também se apresentará.

Os eventos estão sendo promovidos pelo Programa Filosofia, Cultura popular e Educação, coordenado pelo professor Marcos Carvalho Lopes, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Departamento de Promoção à Igualdade Racial, da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde/BA.

Sistema Kalakuta

O Sistema Kalakuta tem como inspiração o Centro Histórico, no Pelourinho, em Salvador/BA, local de investigação ancestral, efervescência cultural, e berço e palco de inúmeras manifestações genuinamente afro-brasileiras.

O trabalho da dupla, através de suas pesquisas musicais, é promover um resgate com olhar contemporâneo, sem perder o foco na sua origem. Os gêneros tocados em suas apresentações são, principalmente, Juju Music, Highlife, Afrobeat, Soukous, Afrofunk, Voodoo Funk. Sistema Kalakuta realiza também outras ações, como projetos que envolvem o diálogo com outras linguagens e expressões artísticas: dança, artes visuais, literatura oral, sempre com o foco no que diz respeito às diásporas africanas.

Mais informações:

Bota a Fala

O “Bota a Fala” é um projeto de pesquisa educacional baseado nas artes, que utiliza o hip-hop como linguagem para compor uma educação democrática.

Desenvolvido por estudantes, o grupo procurar dar voz e debater questões raciais, assim como questionar estereótipos de gênero, além de valorizar os múltiplos letramentos potencializados pelo hip-hop.

Mais informações:
www.botaafala.filosofiapop.com.br