Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Abertas as inscrições para curso sobre cultura Bantu no Campus dos Malês

Por SECOM
Data de publicação  24/08/2015, 14:34
Saltar para o conteúdo da postagem

acbantu

A Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) divulga as inscrições para o curso de línguas Kikoongo e Kimbundu, com início no dia 19 de setembro.

A formação tem como objetivo aprofundar os conhecimentos das línguas, promovendo a apropriação de conteúdos referentes à cultura e civilizações Bantu e incentivando ações que visam à defesa e à divulgação da mesma. Pretende-se também produzir bens culturais como, cartilha, link de registros para sites/redes sociais e mensagens multimídias a partir dos conteúdos linguísticos compartilhados durante as atividades.

Para marcar a data, haverá uma aula inaugural ministrada por Taata Lubitu Konmannanjydas (Acbantu), das 14h às 17h, no campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. Os demais encontros serão realizados aos sábados.

Para se inscrever é preciso se dirigir ao Campus dos Malês, de 24 de agosto a 18 de setembro, das 9h às 17h, nas coordenações de Letras e do Bacharelado em Humanidades (BHU)e na Secretaria de Turismo de São Francisco do Conde, ao lado da Matriz de São Gonçalo, Centro, das 8h às 13h.

O curso tem duração de 05 (cinco) meses, incluindo oficinas gastronômicas com culinária afro-baiana com a participação dos universitários africanos da Unilab e  caminhadas ecológicas para a identificação dos nomes de plantas medicinais e o registro dos conhecimentos associados dos Povos de Terreiro e Quilombos do Município.

Conheça o Acbantu

A Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acabntu) foi criada no dia 08 de dezembro de 2000, com o objetivo principal de dar visibilidade à história da civilização negra brasileira, promovendo a salvaguarda do patrimônio cultural afrodescendente no Brasil.

A instituição participa da salvaguarda dos bens imateriais: Acarajé, Samba de Roda do Recôncavo Baiano e da Festa do Bembé do Mercado de Santo Amaro/Bahia. Sua ação vai desde a preservação da memória ritual e do patrimônio imaterial artístico, cultural e filosófico, até a proposição do exercício pleno de cidadania. A manutenção das atividades da associação é realizada por meio de doações solidárias, projetos culturais apoiados por empresas e organismos de cooperação e convênios com órgãos do poder público. Estão presentes em 16 estados do Brasil, organizados em coordenações regionais.

Fonte: www.acbantu.org.br

 

 

Categorias