I Conferência de Estudantes Guineenses de Ciências Humanas da Unilab ocorre nos dias 15 e 16

Data de publicação  10/12/2015, 13:45
fotm

Comissão organizadora do evento. Acervo: Unilab.

Nos próximos dias 15 e 16, ocorre a I Conferência de Estudantes Guineenses de Ciências Humanas da Unilab. Com atividades no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o evento trata de temas como “A contribuição de intelectuais no campo de Humanidades no desenvolvimento social”, “Trajetórias e experiências acadêmicas”, “Noção de gênero nas sociedades africana e brasileira”, além de apresentações culturais, teatrais e exibição de documentário.

Confira a programação na íntegra.

A conferência, organizada pelos estudantes guineenses Didier Té e Peti Mama Gomes, surgiu a partir da intenção de debater assuntos ligados ao curso de Bacharelado em Humanidades (BHU) e ligar isso às realidades dos países africanos de língua portuguesa e do Brasil, entendido como componente da América Latina.

“Fazer com que os alunos possam conhecer mais o propósito do BHU e comecem a assumir um papel ativo em relação aos eventos acadêmicos. Mostrar que, apesar de sermos alunos, o conhecimento não se resume só a sala de aula, recebido do professor. A gente precisa transformar o conhecimento em práticas e mostrar que a gente sabe fazer”, destacou o estudante Didier Té sobre os objetivos do evento. Ele acredita ainda que a conferência pode ser uma abertura para que demais cursos e estudantes de outras nacionalidades também organizem eventos acadêmicos.

Contando com o apoio do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), a conferência se destina não só aos estudantes, mas a todos que pretendem dialogar com as Humanidades, tanto em sua formação quanto em sua atuação social e profissional. O professor Leandro Proença sublinha o protagonismo dos estudantes na organização do evento e complementa: “(iniciativa) motivada por duas preocupações centrais: melhor compreensão do campo das Ciências Humanas e perspectivas de atuação concretas para os egressos dos cursos das Ciências Humanas”.

Mais informações pelos e-mails didierte85@hotmail.com e gtamiltom@yahoo.com.