Mesa-redonda discute presença dos negros no Ceará

Data de publicação  18/03/2016, 13:39

O Projeto “Mulungu em três fontes”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Unilab), realiza a mesa-redonda “A presença do Negro no Ceará”, na Escola Estadual de Ensino Médio Milton Abreu Façanha, no município de Mulungu, no Maciço de Baturité. Será na próxima segunda-feira (21), às 14 horas.

Os palestrantes são alunos da graduação e pós-graduação da Unilab e convidados: Armando Leão, estudante de História na UFC; Mayara Martins, mestranda no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades; e Anna Paula Oliveira, estudante de Pedagogia na Unilab. Eles apresentarão seus trabalhos monográficos. A articuladora do projeto e aluna do curso de História, Regilene Alves Vieira, será a debatedora.

Sobre o projeto

O projeto “História de Mulungu em três fontes”, realizado pelo grupo de pesquisa “África Contemporânea nas Relações Globais” pretende principalmente inserir os jovens do Ensino Médio no universo da pesquisa acadêmica. Em especial construindo a História de Mulungu, por meio do conhecimento e recolha de três tipos de documentos: orais, escritos e materiais (artefatos arqueológicos, monumentos). Sobre o município não se tem nenhum trabalho publicado, sua História ainda está por ser escrita. Procura-se, pois, escrevê-la sem ignorar suas práticas culturais e as memórias dos mais velhos, para que assim as vozes silenciadas possam tomar corpo no texto do historiador.

“Ao valorizar sujeitos históricos que não foram registrados nos documentos oficiais, os quais serão também pesquisados, dar-se-á uma perspectiva da História Social da Cultura. Entrecruzar as informações escritas, orais e iconográficas, como também com os monumentos e artefatos constituirá o trabalho propriamente de equipe com objetivo de, ao escrever a História de Mulungu, descobrir se há rastros culturais de africanos que por ali tenham passado”, explica a professora Larissa Gabarra.