Seminário “Candeias: construindo caminhos para a Educação Étnico-Racial” aprofunda reflexões sobre a temática Afro-Brasileira

Data de publicação  21/03/2016, 15:11

Sem título

Acontece nesta segunda e terça-feira, 21 e 22 de março, o seminário “Candeias: construindo caminhos para a Educação Étnico-Racial”. O objetivo é aprofundar reflexões sobre a temática Afro-Brasileira, sob a perspectiva das Leis 10.639/03, 11.645/08 e 12.288/10 que tratam das Diretrizes Curriculares para a Educação das relações Étnico-Raciais e do Plano de Implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

O evento está sendo realizado na Câmara Municipal de Candeias e no Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Candeias (Siticcan) e as informações sobre a participação podem ser feitas no local. A ação é realização da Câmara com o apoio da Unilab.

Confira a programação abaixo:

21 de março de 2016

08h30 – Mesa de Abertura

09h30 – Palestra e debate

As políticas de ações afirmativas tendo por base a Lei 10.639/03 (Ensino da história africana e afro-brasileira);

Coordenador: Pedro Leyva (historiador e professor da Unilab) e Jailda Francisca (educadora de Candeias);

Palestrante: Matilde Ribeiro (Assistente social, professora e diretora da Unilab);

Comentários de educadores de Candeias: Jair Cardoso dos Santos, Luíza Régis e Maria do Amparo Teles Conceição.

12h – Almoço

13h – Palestra e debate:

Os desafios da educação étnico-racial: valorização do currículo e das práticas pedagógicas;

Coordenadora: Lídia Lima (linguista e professora da Unilab) e Noelma Santos (educadora de Candeias);

Palestrantes: Carlindo Fausto Antônio (pedagogo e professor da Unilab) e Fernando Pina (pedagogo e professor da Unilab);

Comentários de educadores de Candeias: Maria das Graças Gomes Celestino, Maria das Graças Ramos e Rosa Silveira Vaz.

16h30 – Encerramento

22 de março de 2016

08h30 – Palestra e debate

Diversidade étnico-racial e usos do livro didático;

Coordenador: Felipe Imidio (Técnico em Educação da Unilab) e Fabricia dos Santos de Jesus (educadora de Candeias);

Palestrantes: Fabia Ribeiro (historiadora e professora da Unilab) e Basilele Malomano (sociólogo e professor da Unilab);

Comentários de educadoras de Candeias: Adeilda dos Santos Souza, Francineia Gonçalves e Marolina Viturina da Silva.

12h – Almoço

13h – Mesa Redonda: Praticas educativas fortalecendo a educação étnico-racial

Coordenação: Pedro Leyva (historiador e professor da Unilab) e Rosana Santana dos Reis Rios (educadora de Candeias);

Cristiane Souza Santos – Coordenadora do Projeto Biblioteca Náutica;

Elizia Ferreira – Coordenadora do Projeto In-Uteis;

Josselene Costa – Coordenadora da área de Educação em Quilombos da Prefeitura de São Francisco do Conde;

Pan Batista – Educadora do Quilombo Santiago de Iguape;

Maria das Graças Celestino – Projeto Cordão umbilical: Laços que não foram cortados (Passagem dos Teixeira/Candeias)

16h30 – Encerramento