Curso de Agronomia promove I Mostra de Práticas Agrícolas da Unilab

Data de publicação  29/04/2016, 09:13
Prática III – intervalo da semeadura, Trimestre 2015.2 Fazenda Piroás, Unilab (Foto:  Maria Clarete, docente IDR).

Turma de Prática III no intervalo da semeadura, realizada na Fazenda Piroás, Unilab (Foto: Maria Clarete, docente IDR).

Nesta segunda-feira (2), o Curso de Agronomia promove a I Mostra de Práticas Agrícolas da Unilab. O evento ocorre das 12h às 18h, no pátio e auditório do bloco didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. O objetivo é proporcionar um momento de troca de saberes entre a comunidade acadêmica e os produtores rurais, a partir dos conhecimentos gerados nas disciplinas de Práticas Agrícolas do curso, no trimestre 2015.2.

As disciplinas de Práticas Agrícolas são os instrumentos criados para possibilitar a integração dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas à prática e vice-versa. Este conjunto de disciplinas busca garantir, na formação dos alunos, a integração dos conhecimentos parciais (fragmentados na teoria – conhecimento científico) com a prática (relacionadas às percepções e atividades dos agricultores).

Prática III – Semeadura da fava, Trimestre 2015.2, Fazenda Piroás, UNILAB (Foto:  Maria Clarete, docente IDR.)

Prática III – Semeadura da fava, Trimestre 2015.2, Fazenda Piroás, UNILAB (Foto: Maria Clarete, docente IDR.)

Estas disciplinas são divididas em blocos que tratam, entre outros temas, da introdução ao mundo do trabalho do agrônomo; cultivo e criação de espécies de interesse para a agricultura; relações teoria-prática; circuitos dos produtos agrícolas do produtor até o consumidor; e vivência em assistência técnica e extensão rural.

Durante o período letivo, os estudantes entram em contato com agricultores em assentamentos, acampamentos, organizações sociais, comunidades tradicionais, fazendas etc., no sentido de se aproximarem de suas realidades, bem como do mundo do trabalho, no qual deverão se inserir ao final do curso.