Estudantes da 1ª turma de Ciências Biológicas participam de aula de campo em ambiente costeiro

Data de publicação  10/05/2016, 10:41
Durante aula de campo alunos visitam um cultivo de algas que fica localizado à 1800 metros mar adentro.

Entre os dias 07 e 08 de maio, estudantes da 1ª turma de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN/Unilab) participaram de uma aula de campo da disciplina Biologia de Campo, ministrada pelo professor Jober Sobczak. A aula ocorreu em duas áreas.

Na primeira área, dentro do município de Icapuí, os alunos visitaram um cultivo de algas que fica localizado à 1800 metros mar adentro. O objetivo era mostrar que é possível desenvolver uma renda sem agredir o meio ambiente.

No período da tarde, a turma visitou a Estação do Mangue Pequeno, onde viram na prática a criação de abelhas Jandaira e os projetos que são desenvolvidos com apoio de várias universidades e empresas.

Entre os projetos está o desenvolver fossas ecológicas, uma alternativa para evitar a contaminação do lençol freático.

Estudante na Associação dos Moradores da Prainha do Canto Verde.

No segundo dia, 08 de maio, os alunos participaram de atividades de campo dentro da Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde, localizada no litoral leste do Ceará, no município de Beberibe.

A comunidade é composta por populações extrativistas tradicionais que tem na pesca artesanal sua principal atividade econômica. A reserva é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a Associação dos Moradores da Prainha do Canto Verde.

A disciplina tem como objetivo introduzir os alunos ao estudo em campo, treinando-os em coleta, preparação e identificação de material biológico, uma vez que o curso se propõe formar professores biólogos capazes de lidar tanto a nível técnico quanto experimental com a elaboração e execução de projetos, bem como relacionar ciência, tecnologia e sociedade, formando biólogos em nível de excelência científica e tecnológica.