Programação especial comemora a Independência do Timor-Leste

Data de publicação  11/05/2016, 10:44
Dança típica do Timor Leste.

Dança típica do Timor-Leste.

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), através do  Projeto de Extensão IndependênciaS, irá comemorar, de 20 de maio a 1º de junho,  o 14º Aniversário da Restauração da Independência do Timor-Leste. Dentro da programação haverá o seminário “Timor-Leste: cultura, arte e política: caminhos da independência”.

Na abertura, que acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, no Pátio do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, haverá saudação festiva e solene a Timor-Leste, com vídeo, vozes e saudações ao país com a participação de brasileiros e pessoas de outras nacionalidades. Na oportunidade, os estudantes timorenses farão homenagens às pessoas que lutaram pela restauração da independência.

Já no dia 21 (sábado) está prevista uma atividade na praça do Obelisco, que vai contar com a participação de crianças do município de Redenção. A programação prevê a realização de brincadeiras, danças e contações de história sobre a cultura timorense.

Nos dias 23 a 24 de maio (segunda e terça), começa o seminário “Timor Leste: cultura, arte e política: caminhos da independência”. O evento contará com mesas-redondas, palestras, oficinas sobre a arte e cultura timorense. Terá oficinas de Tétum e de Malaio  (línguas faladas no país), fabricação de brinquedos e gastronomia.

Além dessas atividades, será realizada, no ginásio de esporte da Secretaria de Educação de Redenção, uma partida amistosa de futebol de salão entre os estudantes. Mais uma forma de celebrar, por meio do esporte, a liberdade timorense.

Encerrando a programação especial pela independência do Timor-Leste, acontecem no dia 1º de junho (quarta), em parceria com o projeto Quarta Cultural Maciço de Arte, apresentações musicais e artísticas no pátio do Campus da Liberdade.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio deste formulário eletrônico.

Confira a programação organizada pelos estudantes.