Palestra discute as mudanças linguísticas no sistema pronominal do português

Data de publicação  10/08/2016, 08:42

CAFE-COM-LETRAS-destaque

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas realiza na próxima terça-feira (16), no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/Ce, a partir das 16h, a palestra “Mudanças linguísticas no sistema pronominal do português no espaço lusófono”.

A palestrante será a professora Lorena Rodrigues. Já a palestra é parte do estágio de doutorado sanduíche desenvolvido pela pesquisadora no exterior com financiamento da CAPES, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

Segundo Rodrigues, as línguas estão em constante mudança, sendo refletidas, no sistema linguístico, transformações históricas, sociais, culturais, entre outras, dentro de uma determinada comunidade de fala. O sistema pronominal da Língua Portuguesa ilustra bem o processo de variação e de mudança, ao considerarmos, por exemplo, as variantes geográficas.

“Com base nisso, esse trabalho analisa a categoria caso nos pronomes pessoais de terceira pessoa no português falado no Brasil, na Ilha da Madeira e em Moçambique. Observamos que as três comunidades se aproximam, linguisticamente, por distanciarem-se do Português Europeu Continental, sobretudo, no uso dos pronomes ele e lhe na função de objeto direto na língua não padrão”, explica Lorena Rodrigues.

Palestrante e professora Lorena Rodrigues.

Sobre a palestrante:

Doutoranda e mestre em linguística pela Universidade Federal, onde também cursou Letras Português e suas respectivas literaturas. É atualmente professora da rede estadual de ensino do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas (SOCIOLIN – CE/UFC) e do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (CIERL/UMA), desenvolve pesquisa em Sociolinguística e Funcionalismo, tendo como tese em andamento a aproximação dessas duas teorias, a partir do estudo dos clíticos do português brasileiro e europeu.

Sobre o projeto:

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pelas professoras Claudia Calado (coordenadora) e Maria Freitas (vice-coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

BOTAO-AVALIE